O SEGUINTE ENSAIO LANÇA-SE SOBRE AS PUBLICAÇÕES PERTINENTES ÀS TEMÁTICAS DA SEXUALIDADE PRESENTES NA VERSÃO FINAL DOS ANAIS DO VII ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO), REALIZADO NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), NO ANO DE 2017. O ENFOQUE É DESCREVER COMO AS TEMÁTICAS SÃO ABORDADAS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS VOLTADAS PARA ÁREA DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, TENTO EM VISTA A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DE DEBATES DESSA NATUREZA NO ESPAÇO ESCOLAR. PARA ISSO, ESSA PESQUISA RESGATA O OLHAR CRÍTICO DA FILOSOFIA DE MICHEL FOUCAULT JUNTO ÀS ORIENTAÇÕES PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A SEXUALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA, DESSA FORMA, DEFENDER A IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS ASSIM EM EVENTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE.