O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU EM COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA MÁXIMA POSITIVISTA QUE PERMEIA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, PREOCUPANDO-SE EM ANALISAR DE QUE FORMA OS APORTES TEÓRICOS DESSA ÁREA PODEM CONTRIBUIR PARA TRANSPOSIÇÃO DESSA VISÃO CRISTALIZADA CULTURALMENTE. COMO PERCURSO TEÓRICO E METODOLÓGICO OPTAMOS POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA (DESLAURIERS, 1991), UMA VEZ QUE ESTAMOS INVESTIGANDO FENÔMENOS EDUCATIVOS QUE CONSTITUEM-SE HISTORICAMENTE. A COLETA DE DADOS FOI FEITA MEDIANTE APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE QUESTIONÁRIOS (GIL, 1999) COM PERGUNTAS ABERTAS SENDO OS SUJEITOS ENTREVISTADOS 10 (DEZ) GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM SUBMETIDOS A PERGUNTAS QUE RELACIONAVAM ASPECTOS COMO O ATUAL ENSINO DA MATEMÁTICA, AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E A IMPORTÂNCIA DE SE BUSCAR ALCANÇAR A UNIDADE TEORIA E PRÁTICA. OS DADOS FORAM ANALISADOS MEDIANTE A TÉCNICA DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS (BARDIN, 2011) RELACIONANDO-OS COM TEÓRICOS QUE CORROBORAM PARA O ENTENDIMENTO DA PROBLEMÁTICA (ARANHA, 2006), (FREIRE, 1987) E (VYGOTSKY, 2001). OS RESULTADOS DESSA PESQUISA DE CARÁTER SISTEMÁTICO EVIDENCIAM UMA MUDANÇA NA POSTURA DOS FUTUROS PROFISSIONAIS POR RECONHECEREM A NECESSIDADE DE CONHECER OS SABERES PEDAGÓGICOS PARA REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA INTENCIONADA E VOLTADA PARA SUPERAÇÃO DO MISTICISMO VIGENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.