O ARTIGO INTITULADO “A EPISTEMOLOGIA KUHNIANA E A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA TRADIÇÃO E O
CONHECIMENTO CIENTÍFICO” VISA À REFLEXÃO A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS
SABERES TRADICIONAIS NUMA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA KUHNIANA, EM QUE A CIÊNCIA PASSA POR
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS. FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE UM ENFOQUE TEÓRICO COM BASE NA OBRA “A
ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTIFICAS” DE THOMAS KUHN (1998), COM ÊNFASE NO MAPEAMENTO DOS
CONCEITOS COMO PARADIGMA, CIÊNCIA NORMAL, ANOMALIA, CRISE E REVOLUÇÃO CIENTÍFICA, CUJA IDEIA DE CIÊNCIA
COMO PRONTA E ACABADA É PROBLEMATIZADA PELO AUTOR, QUE RECORRE A UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DE SUA
PRODUÇÃO PARA DEMONSTRAR OS MOVIMENTOS DE RUPTURAS DAS ABORDAGENS CIENTÍFICAS. CONCLUI QUE O
CONHECIMENTO CIENTÍFICO É SUSCETÍVEL DE TRANSFORMAÇÃO. POR ISSO, ACREDITAMOS SER NECESSÁRIO A
REALIZAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE ESSES SABERES NA ESCOLA COM VISTA À AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO DOS
ESTUDANTES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, VISTO QUE O DIÁLOGO
ENTRE SABERES É UM PROCEDIMENTO MAIS SUSCETÍVEL DE COMPREENSÃO E ENTENDIMENTOS.