Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EPISTEMOLOGIA KUHNIANA E A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA TRADIÇÃO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: EPISTEMOLOGIA KUHNIANA, SABERES DA TRADIÇÃO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      CONCEITOS COMO PARADIGMA, CIÊNCIA NORMAL, ANOMALIA, CRISE E REVOLUÇÃO CIENTÍFICA, CUJA IDEIA DE CIÊNCIA\r\n
      COMO PRONTA E ACABADA É PROBLEMATIZADA PELO AUTOR, QUE RECORRE A UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DE SUA\r\n
      PRODUÇÃO PARA DEMONSTRAR OS MOVIMENTOS DE RUPTURAS DAS ABORDAGENS CIENTÍFICAS. CONCLUI QUE O\r\n
      CONHECIMENTO CIENTÍFICO É SUSCETÍVEL DE TRANSFORMAÇÃO. POR ISSO, ACREDITAMOS SER NECESSÁRIO A\r\n
      REALIZAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE ESSES SABERES NA ESCOLA COM VISTA À AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO DOS\r\n
      ESTUDANTES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, VISTO QUE O DIÁLOGO\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ARTIGO INTITULADO “A EPISTEMOLOGIA KUHNIANA E A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA TRADIÇÃO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO” VISA À REFLEXÃO A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS SABERES TRADICIONAIS NUMA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA KUHNIANA, EM QUE A CIÊNCIA PASSA POR REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS. FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE UM ENFOQUE TEÓRICO COM BASE NA OBRA “A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTIFICAS” DE THOMAS KUHN (1998), COM ÊNFASE NO MAPEAMENTO DOS CONCEITOS COMO PARADIGMA, CIÊNCIA NORMAL, ANOMALIA, CRISE E REVOLUÇÃO CIENTÍFICA, CUJA IDEIA DE CIÊNCIA COMO PRONTA E ACABADA É PROBLEMATIZADA PELO AUTOR, QUE RECORRE A UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DE SUA PRODUÇÃO PARA DEMONSTRAR OS MOVIMENTOS DE RUPTURAS DAS ABORDAGENS CIENTÍFICAS. CONCLUI QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É SUSCETÍVEL DE TRANSFORMAÇÃO. POR ISSO, ACREDITAMOS SER NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE ESSES SABERES NA ESCOLA COM VISTA À AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO DOS ESTUDANTES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, VISTO QUE O DIÁLOGO ENTRE SABERES É UM PROCEDIMENTO MAIS SUSCETÍVEL DE COMPREENSÃO E ENTENDIMENTOS.

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