RESUMO
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTICIPARAM DO ESTUDO 14 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CINCO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE CAUCAIA. O ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA TRANSVERSAL DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, FOI UTILIZADO QUESTIONÁRIOS, TCLE PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO. PERCEBEU-SE QUE TODOS OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA TIVERAM CONHECIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM SUA FORMAÇÃO. CONSIDERANDO IMPORTANTES OS ASPECTOS COORDENAÇÃO MOTORA FINA, EQUILÍBRIO, LATERALIDADE E ESQUEMA CORPORAL, COMO OS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULAS. DE ACORDO COM OS DOCENTES PARTICIPANTES DA PESQUISA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DIANTE DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES OBTIDOS NESSE ESTUDO CONSTATOU-SE QUE AS CRIANÇAS DAS CINCO ESCOLAS ESTUDADAS, NÃO RECEBEM 100% DA CONTRIBUIÇÃO QUE A PSICOMOTRICIDADE PROPORCIONA PARA ELAS, POIS OS DOCENTES NÃO ABORDAM TODOS OS ASPECTOS PSICOMOTORES POR NÃO TEREM CONHECIMENTO SUFICIENTE NA ÁREA.