O PRESENTE ARTIGO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA MONOGRÁFICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR QUAIS SABERES POPULARES DA COMUNIDADE DE PATAXÓ – IPANGUAÇU/RN TEM POTENCIAL PARA SEREM TRABALHADOS NO ENSINO DE QUÍMICA. PARA ISSO, FOI REALIZADO UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, OPTANDO PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PARTICIPANTE, E OS FUNDAMENTOS DA REFLEXÃO SE PAUTARAM NOS ESTUDOS DE ARROYO (1999), BRANDÃO (1987), CALDART (2004), FREIRE (2013), COMO OUTROS AUTORES E DOCUMENTOS. PARA TAL INTENTO, TOMA-SE COMO CORPUS DA PESQUISA, ENTREVISTAS COM 05 MORADORES DA COMUNIDA DE PATAXÓ; OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DAS AULAS DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA, REGISTRADA EM UM DIÁRIO DE BORDO; E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM 15 ESTUDANTES DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. DE ACORDO COM A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS CONSTRUÍDOS NA INVESTIGAÇÃO, MAPEAMOS SABERES QUE A COMUNIDADE TEM E QUE PODEM SER CONTEXTUALIZADOS COM OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, IDENTIFICAMOS TAMBÉM QUE O DOCENTE DA INVESTIGAÇÃO, CONSIDERA IMPORTANTE A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSES SABERES NA SALA DE AULA, E O MESMO NÃO RECEBEU FORMAÇÃO PARA ATUAR EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, O QUE IMPOSSIBILITA, EM PARTES, DE CONTRIBUIR DE MANEIRA MAIS EFETIVA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS SEUS ALUNOS.