O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TEM CRESCIDO NOS ÚLTIMOS TEMPOS. DIZ-SE METODOLOGIAS, POIS ESTAS SÃO VARIADAS EM SEUS MODELOS, TÉCNICAS E OBJETIVOS, PODENDO SER APLICADAS CONFORME OBJETIVOS EDUCACIONAIS DESEJADOS. DENTRE ESTAS METODOLOGIAS, A GAMEFICAÇÃO TEM ALCANÇADO ESPAÇO SIGNIFICATIVO NA SALA DE AULA, DEVIDO A INCORPORAÇÃO DE ASPECTOS DA JOGABILIDADE, TAIS COMO COMPETIÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, DESAFIOS E DECISÃO QUE TORNAM O PROCESSO EDUCACIONAL MAIS ATRATIVO AO ALUNO. TRAZER O ALUNO PARA O CENTRO DO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNANDO-O MAIS ATIVO E PARTICIPATIVO DEVE SER O OBJETIVO MAIOR. GAMIFICAR NÃO SIGNIFICA SIMPLESMENTE FAZER JOGOS OU USAR TECNOLOGIA NA SALA DE AULA, ANTES É TORNAR O PROCESSO EDUCATIVO MAIS ATRAENTE AO ALUNO PELA INCORPORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS VIVENCIADAS NOS JOGOS. ASSIM, ESTE ARTIGO FAZ UM DESCRITIVO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS, SEUS MÉTODOS E TÉCNICAS E EXPLICITA O USO DA GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA. APESAR DE SER UM TEMA EMERGENTE, AS METODOLOGIAS ATIVAS, E EM ESPECIAL A GAMIFICAÇÃO, APRESENTA RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS EM RELAÇÃO AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS.