ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS DESAFIOS DA MODERNIDADE. PARA TANTO, SE BUSCOU FUNDAMENTAÇÃO NO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ANALISANDO AS ATRIBUIÇÕES DESSE PROFISSIONAL PARA O ÂMBITO ESCOLAR E NA PERSPECTIVA CRÍTICA, REFLEXIVA E TRANSFORMADORA. NA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA, CONSIDERANDO SER ESSE UM CAMINHO PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. A METODOLOGIA BASEIA-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INCLUI SÃO FUNDAMENTADAS EM LIBÂNEO (1985; 2010), NÓVOA (1995), PIMENTA (1996; 1999), BICUDO (2003), CANDAU (1983). OS DOCUMENTOS NORTEADORES ABRANGEM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDB (9394/96); A RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 04, DE 15 DE MAIO DE (2006) E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02, DE 1º DE JULHO DE (2015), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS PERMITEM AFIRMAR QUE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E A DESVALORIZAÇÃO SOCIAL DA PROFISSÃO DE PROFESSOR, DE FATO, PREJUDICAM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS FUTUROS PROFESSORES, QUE CONTINUAM SENDO OS PRINCIPAIS AGENTES DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS.