NESTE TRABALHO TRAZEMOS REFLEXÕES ACERCA DAS CONCEPÇÕES INICIAIS DE ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA. ESTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO, NO DECORRER DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS IPOJUCA. DADA SUA NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZAMOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO MISTO PARA OBTERMOS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES, BEM COMO DADOS SOBRE O OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISA. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS E DE SUA ANÁLISE À LUZ DOS AUTORES ESTUDADOS, REFLETIMOS QUE O CONHECIMENTO ACERCA DAS CONCEPÇÕES INICIAIS DE ESTUDANTES SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA, PODE CONTRIBUIR NA AMPLIAÇÃO DAS REFLEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA NO CONTEXTO DO SEU CAMPO DE ATUAÇÃO. IGUALMENTE, AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES TAMBÉM APONTAM PARA A NECESSIDADE DE UM ENSINO DA QUÍMICA QUE ESTREITE SUA RELAÇÃO COM O ATUAL CONTEXTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO, SOCIAL E CULTURAL. NESTE CONTEXTO, CONSIDERAMOS QUE OS DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE EM QUÍMICA DEMANDAM A CONTINUIDADE DE ESTUDOS SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA E A NECESSIDADE DE DISCUSSÃO TANTO COM OS PROFESSORES QUE JÁ MINISTRAM AULAS DE QUÍMICA, COMO COM PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL, PARA QUE, JUNTOS, POSSAM BUSCAR ALTERNATIVAS QUE AJUDEM A MELHORAR O ENSINO DE QUÍMICA NO SISTEMA ESCOLAR BRASILEIRO.