O ESTUDO SOBRE A CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO ITEM AGORA EM GÊNEROS ACADÊMICOS TEM COMO BASE A TEORIA DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO – LFCU E, DE MODO PARTICULAR, NOS PRINCÍPIOS DA ICONICIDADE, MARCAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO. A PARTIR DISSO, OBJETIVA EM ANALISAR OS USOS CONSTRUCIONAIS DESSE CIRCUNSTANCIADOR NOS CONTEXTOS DE COMUNICAÇÕES DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÁREA DA SAÚDE, COM O INTUITO DE DESCREVER OS FENÔMENOS DE VARIAÇÃO E DE MUDANÇA QUE O AGORA PODE MANIFESTAR ATRAVÉS DAS FORMAS MULTIFUNCIONAIS E PELO SEU GRAU DE INFORMATIVIDADE. É UM TRABALHO RELEVANTE POR APRESENTAR ASPECTOS CONSIDERÁVEIS NO ESTUDO DA LÍNGUA E, PRINCIPALMENTE, NO ENSINO PRODUTIVO DE GRAMÁTICA, OU SEJA, NO USO DA LINGUAGEM EM CONTEXTOS DISCURSIVOS E PRAGMÁTICOS. BASEADO NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE GIVÓN (1995), HOPPER (1987), TRAUGOTT (1991), LAKOFF (1987), NEVES (2006), MARTELLOTA (2011), CASTILHO (2012), BECHARA (2006), EM QUE COMPREENDEMOS A LINGUAGEM COMO UM INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL E POSSIBILITA O SEU ENTENDIMENTO POR MEIO DOS ELEMENTOS QUE ESTRUTURA A GRAMÁTICA, SUAS INTENÇÕES E SEUS USOS. METODOLOGICAMENTE, É UMA PESQUISA DOCUMENTAL E QUALITATIVA SENDO QUE TRABALHAMOS COM AMOSTRAS RETIRADAS DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO ENCONTRADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES. ASSIM, OS RESULTADOS DESSA PESQUISA TENDEM A DESPONTAR QUE O ITEM AGORA, A PARTIR DE UMA FUNÇÃO LEXICAL COMO ADVÉRBIO DE TEMPO, EVOLUI PARA A FUNÇÃO MAIS DISCURSIVA, O QUE EVIDENCIA A EXISTÊNCIA DE VÁRIOS USOS E O ENQUADRA NO PARADIGMA DA GRAMATICALIZAÇÃO.