O OBJETO DE ESTUDO DESSE TRABALHO BUSCA DISCUTIR O PAPEL DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, REPENSANDO O NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO QUE É OFERTADA E O QUANTO OS PROFESSORES SE INTERESSAM POR ESTA RAMIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO EM PARNAÍBA-PI. NESSA PERSPECTIVA, TEM-SE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR COMO É DESENVOLVIDA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO CURSO DE BIOLOGIA DA UFPI. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR COMO OS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO CONCEBEM A FALTA DE DISCIPLINAS NA GRADE CURRICULAR DO CURSO, CONHECER A OPINIÃO DOS ALUNOS E EGRESSOS EM RELAÇÃO À TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DENTRO DO CURSO, CONSTITUIR DEBATE PARA POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO EM PARNAÍBA- PI. A PESQUISA DESENVOLVIDA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, REALIZANDO UMA ENTREVISTA INDIVIDUAL E SEMIESTRUTURADA A 2 ALUNOS E 2 EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. DENTRE OS TEÓRICOS QUE SUBSIDIARAM ESTE TRABALHO, PODE-SE CITAR: BLANCO (2004 E MITLLER (2003). CONSIDERANDO O TRABALHO DE PESQUISA REALIZADO, É NOTÓRIO O ANSEIO DOS DISCENTES E EGRESSOS EM MELHORAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONTINUAR INSISTINDO EM CAPACITAÇÕES PARA OS PROFESSORES E INSERIR NOVAS DISCIPLINAS NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURAS. OS SUJEITOS RECONHECEM QUE O SISTEMA DE FORMAÇÃO QUE É OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE É INSUFICIENTE EM CAPACITÁ-LOS PARA LIDAR COM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.