A GÊNESE DO TRABALHO FOI APRESENTAR TEXTOS CIENTÍFICOS E ATIVIDADE EXPERIMENTAL PRÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ELETRICIDADE, DENTRO DA PERSPECTIVA DO ENSINO DENTRO DOS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, NA QUAL O ALUNO OCUPA PAPEL CENTRAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. AS PRINCIPAIS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO TRABALHO ANCOROU-SE EM CARVALHO (2003; 2011,2017) SOBRE ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E CHASSOT (2014,2016) ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. A PROPOSTA FOI PROPOR ESSAS DUAS METODOLOGIAS DE ENSINO CITADAS PARA ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA TENDO COMO PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO DE ONDE VEM A ENERGIA ELÉTRICA? A GUISA DO TRABALHO FOI O ENSINO QUE VISASSE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS PARA QUE OS MESMOS APROPRIASSEM DO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA. O MARCO METODOLÓGICO FOI DE CUNHO QUALITATIVO SENDO A INVESTIGAÇÃO DENTRO DA PESQUISA-AÇÃO. OS RESULTADOS COLETADOS EVIDENCIARAM A APRENDIZAGEM ACERCA DO CONTEÚDO ELETRICIDADE. VERIFICA-SE MAIOR INTERAÇÃO ENTRE TODOS OS ALUNOS E CONSTATA-SE APROPRIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA. O ESTUDO CONCLUI QUE AS DUAS METODOLOGIAS USADAS AJUDARAM NA CONSTRUÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ELETRICIDADE DOS ALUNOS QUILOMBOLAS CONTRIBUINDO PARA VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA PARA MELHORIA DE SUAS VIDAS E DA COMUNIDADE.