ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE ALGUMAS CONCEPÇÕES A CERCA DO CURRÍCULO ESCOLAR E DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), BUSCANDO COMPREENDER SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM SALA DE AULA. PARA ISSO FORAM ANALISADOS LIVROS, DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E ARTIGOS PRODUZIDOS QUE ABORDAM O ASSUNTO EM TESE. O TRABALHO QUALIFICA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. FAZ UMA BREVE INCURSÃO PELA HISTÓRIA SOBRE O CURRÍCULO, BUSCANDO COMPREENDER AS DECISÕES QUE OS ENVOLVE, APONTA ELEMENTOS QUE O UNE À BNCC E TRATA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO PARTE ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE.