Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA DO CAMPO PRESENTES NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO

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      concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a\r\n
      EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo? Como objetivo geral, temos: compreender a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a\r\n
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      Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo. A lente teÓrica utilizada fundamenta-se nos Estudos PÓs-coloniais Latino-americanos\r\n
      (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WASLH, 2008). Metodologicamente este estudo constitui-se\r\n
      enquanto uma Pesquisa Documental (OLIVEIRA, 2007), tomando como fonte de anÁlise, o Parecer\r\n
      CNE/CEB N. 36 de 4/12/2001, que trata das Diretrizes Operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas\r\n
      Escolas do Campo. Fizemos uso da AnÁlise de ConteÚdo, via AnÁlise TemÁtica (BARDIN, 1997;\r\n
      VALA, 1999). As anÁlises evidenciam que o referido dispositivo legal concebe a EducaÇÃo e Escola\r\n
      do Campo enquanto espaÇos-tempos especÍficos e diferenciados, centrada no viÉs da inclusÃo e no\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

Este artigo versa sobre EducaÇÃo e Escola do Campo enquanto uma frente de luta e de direito dos Movimentos Sociais do Campo, no cenÁrio das polÍticas pÚblicas, visando romper as amarras coloniais que historicamente foram impostas aos povos do campo e seus territÓrios, enquanto nÃo sujeitos produtores de saberes. Desse modo, partimos do seguinte questionamento: qual(is) a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo? Como objetivo geral, temos: compreender a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo; e como objetivos especÍficos: a) identificar e caracterizar a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo, e b) analisar a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo. A lente teÓrica utilizada fundamenta-se nos Estudos PÓs-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WASLH, 2008). Metodologicamente este estudo constitui-se enquanto uma Pesquisa Documental (OLIVEIRA, 2007), tomando como fonte de anÁlise, o Parecer CNE/CEB N. 36 de 4/12/2001, que trata das Diretrizes Operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo. Fizemos uso da AnÁlise de ConteÚdo, via AnÁlise TemÁtica (BARDIN, 1997; VALA, 1999). As anÁlises evidenciam que o referido dispositivo legal concebe a EducaÇÃo e Escola do Campo enquanto espaÇos-tempos especÍficos e diferenciados, centrada no viÉs da inclusÃo e no trato das diferenÇas.

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