SITUANDO-SE NO CAMPO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ESTE ARTIGO BUSCARÁ ANALISAR BREVEMENTE, POR MEIO DE REVISÃO DE LITERATURA DENTRO DE UM RECORTE EPISTEMOLÓGICO DAS TRADIÇÕES REPRODUTIVISTAS DO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O FENÔMENO DA DESESCOLARIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DOMICILIAR/HOMESCHOOLING. O OBJETIVO DESSA INVESTIGAÇÃO FOI COMPREENDER EM QUE MEDIDA EXISTEM CERTAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES DE CLASSES QUE PERMITEM ÀS FAMÍLIAS OPTAREM POR UMA EDUCAÇÃO QUE CONTESTA E OBJETA COM RADICALIDADE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. ASSIM, TOMANDO COMO SUBSÍDIO TEÓRICO AS CONSIDERAÇÕES DO SOCIÓLOGO PIERRE BOURDIEU E OUTROS AUTORES, BUSCAREI TRAZER REFLEXÕES PROPOSTAS PELOS AUTORES QUE RESPONDAM ÀS SEGUINTES QUESTÕES: SOB QUE HORIZONTE IDEOLÓGICO E CONDIÇÕES SOCIAIS E ETHOS DE CLASSE TÊM EMERGIDO A RADICALIDADE DA CONTESTAÇÃO À OBRIGATORIEDADE DO ENSINO ESCOLAR NO BRASIL?