ESTE ARTIGO TRAZ UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO INTITULADA COMO “UM ESTUDO SOBRE O FRACASSO DO SABER MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO”. O OBJETIVO PRINCIPAL É INVESTIGAR O PORQUÊ DOS BAIXOS RENDIMENTOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS DISCENTES DE NÍVEL MÉDIO. PARA TANTO OPTA POR ENTENDER A OPINIÃO DESSES SUJEITOS ACERCA DO PROBLEMA, A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA, REALIZADA COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS, BUSCOU-SE RESPONDER AS SEGUINTES INDAGAÇÕES: QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ALUNOS ENFRENTAM AO ESTUDAR MATEMÁTICA? QUAL O NÍVEL DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO QUE OS ESTUDANTE POSSUEM AO INICIAR ENSINO MÉDIO? ACRESCENTANDO COMO REFERENCIAL UMA REVISÃO LITERÁRIA DE AUTORES COMO D’AMBRÓSIO, FIORENTINNI E DANTE, FORAM IDENTIFICADAS ALGUMAS CAUSAS DO PROBLEMA EM QUESTÃO, COMO A FALTA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS BÁSICOS; NECESSIDADE DE DECORAR MUITAS FÓRMULAS; DISTANCIAMENTO ENTRE O CURRÍCULO E OS PROBLEMAS ADOTADOS NA VIDA REAL; METODOLOGIA ADOTADA PELOS DOCENTES DE MATEMÁTICA. AO FINALIZAR ESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS CAUSAS DO FRACASSO NOS SABER MATEMÁTICO TAMBÉM PODEM SER FRUTOS DA FALTA DE COMPREENSÃO E INTERESSE DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, E QUE E COMO SUGESTÃO PRINCIPAL PARA MELHORAR ESSA REALIDADE FOI APONTADA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR MUDAR O MÉTODO DE ENSINO.