A PRESENTE DISCUSSÃO PRETENDE EVIDENCIAR O PROCESSO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR COMO DIMENSÃO NECESSÁRIA AO DESENVOLVIMENTO DE SUA PRÁTICA, ESSA FACETA LEGAL DA EDUCAÇÃO DEVE ESTAR DISPONÍVEL A TODO O PROFISSIONAL A FIM DE QUE O MESMO POR SUA VEZ, SE UTILIZE DE SEUS BENEFÍCIOS. UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE QUALIDADE REFLETE RESULTADOS POSITIVOS NA SALA DE AULA, CONFORME APRESENTADO NESSE ARTIGO NA FORMA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS, APLICADA EM SALA DE AULA APÓS UMA DAS FORMAÇÕES REALIZADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS – SEMED. A PARTIR DA DINÂMICA SOCIALIZADA SURGIU “MAPEANDO O CORPO HUMANO – SISTEMAS” QUE À PRIMEIRA VISTA TRAZ A OPORTUNIDADE DE APRESENTAR UMA AULA ATRATIVA, DE FIXAR A APRENDIZAGEM E CUMPRIR O CURRÍCULO EXTENSO EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. PARA, ALÉM DISSO, PÔDE-SE PERCEBER AO FINAL DA ATIVIDADE O DESPERTAR DOS ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS NA PARTILHA DE INTERESSE ENTRE OS ALUNOS DURANTE O TRABALHO COLETIVO, O CUMPRIMENTO DOS COMBINADOS, O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA APRESENTAÇÃO AVALIATIVA E A ATIVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DEMOSTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DO ASSUNTO TRABALHADO COM VIVÊNCIAS DO COTIDIANO. DESSE MODO, A PARTIR DO ÊXITO DA AÇÃO REALIZADA PERCEBIDA TAMBÉM NA ELEVAÇÃO DO RENDIMENTO BIMESTRAL, É POSSÍVEL APONTAR UM OLHAR MAIS CUIDADOSO COM AS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECE AO ENSINO APRENDIZAGEM, MAS É PARA AQUELE QUE DESEJA UM FAZER EFETIVO E TRANSFORMADOR.