RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, POR MEIO DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO FOI POSSÍVEL VISUALIZAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES COGNITIVAS COM BASE NA UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. DESTA FORMA, FAZ-SE UM BREVE RELATO DA EVOLUÇÃO DO BRINQUEDO EM DECORRÊNCIA DAS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS E SOCIAIS. DESTACA-SE A BRINCADEIRA COMO FENÔMENO DA CULTURA E O BRINQUEDO COMO OBJETO PRESENTE NO UNIVERSO INFANTIL DESDE O PRIMEIRO MOMENTO DE EXISTÊNCIA DA CRIANÇA. COMPARA-SE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A IDÉIA DE APRENDIZAGEM E NÃO-APRENDIZAGEM, PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE AMBOS SE ENCONTRAM ESTRITAMENTE VINCULADOS COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DESTACA-SE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO TRABALHO DE ATUAÇÃO EM ESCOLAS, HOSPITAIS, EMPRESAS E OUTROS ESPAÇOS CONVENIENTES PARA A REALIZAÇÃO DA MESMA. DEFINE-SE O BRINQUEDO COMO OBJETO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE, BEM COMO, INSTRUMENTO PERTINENTE À REALIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.