ESTE ARTIGO VISA COMPREENDER O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO UM MÉTODO APROPRIADO PARA A PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. ESTA PESQUISA É FRUTO DE DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO NA DISCIPLINA EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E (DOUTORADO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS. POR MEIO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, A HISTÓRIA É VISTA COMO UM PROCESSO DIALÉTICO E MATERIAL DA EXISTÊNCIA, DESENVOLVIDO DE MANEIRA OBJETIVA NA REALIDADE, SENDO, POR MEIO DESSA RELAÇÃO, QUE PODE OCORRER UM DESVENDAR DESSA CONDIÇÃO SOB A DIMENSÃO MATERIAL E HISTÓRICA DO CONCRETO. METODOLOGICAMENTE, ESSA É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. QUANTO AS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. NOS AJUDARAM A PENSAR ESSA TEMÁTICA, O PRÓPRIO KARL MARX (1996, 2008, 2011AB), KAREL KOSIK (2002), SÁNCHEZ GAMBOA (1996), SÁNCHEZ VÁSQUEZ (2007) E LEFBVRE (2011). CONCLUÍMOS QUE ESTA PESQUISA APONTA EVIDÊNCIAS SIGNIFICATIVAS QUE VEM JUSTIFICAR A ABORDAGEM DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO.