O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO ACERCA DO FENÔMENO FONOLÓGICO MONOTONGAÇÃO, DESENVOLVIDO NUMA TURMA DE OITAVO ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL BATISTINA BRAGA, EM ASSARÉ-CE, QUE CONSISTE EM ANALISAR A OCORRÊNCIA DESSE PROCESSO FONOLÓGICO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS. CONFORME VERIFICADO, TRATA-SE DE UM FENÔMENO BASTANTE RECORRENTE E QUE SE JUSTIFICA PELA INFLUÊNCIA DA ORALIDADE DURANTE A ATIVIDADE DE ESCRITA. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR, NA TURMA OBSERVADA, A OCORRÊNCIA DE MONOTONGOS, PERCEBENDO OS CONTEXTOS EM QUE ESSE FENÔMENO SE REALIZA E A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSAM MINIMIZAR A OCORRÊNCIA DESSE PROCESSO NA TRANSPOSIÇÃO DA FALA PARA A ESCRITA. ESTA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA, SOBRETUDO, À LUZ DOS ESTUDOS DE ARAGÃO (2000) E HORA (2006). OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DO TRABALHO COM OS GÊNEROS ARTIGO DE OPINIÃO, MINICONTO E RESENHA. APÓS A EXPLORAÇÃO DE CADA UM DOS GÊNEROS, FORAM SUGERIDAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE CADA UM DELES E, A PARTIR DELAS, IDENTIFICADOS OS FENÔMENOS FONOLÓGICOS MAIS RECORRENTES, COM DESTAQUE PARA A MONOTONGAÇÃO. AO FINAL, FOI LEVADA PARA A SALA DE AULA UMA SÉRIE DE FRAGMENTOS DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS CARACTERIZADOS PELO FENÔMENO EM ESTUDO, PARA QUE PUDESSE SER FEITA UMA REFLEXÃO EM TORNO DESTE E INSERIR, INICIALMENTE, OS ESTUDOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS NA SALA DE AULA. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE A DIMINUIÇÃO DE UM OU OUTRO FENÔMENO FONOLÓGICO, GERALMENTE INFLUENCIADO PELA ORALIDADE, REQUER UM PROCESSO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, QUE, NO AMBIENTE ESCOLAR, DEVE SER PROMOVIDO PELO PROFESSOR.