A FORMAÇÃO INICIAL TEM SIDO ALVO DE PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS. E O OLHAR DE PAULO FREIRE PODE OFERECER SUPORTE PARA OS GRADUANDOS A PARTIR DO ESTUDO DE SUAS OBRAS, QUE PODEM ENVEREDAR PARA AMPLAS E CONSTRUTIVAS DISCUSSÕES DE CUNHO REFLEXIVO. PARA TRATAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, FOI REALIZADA UMA IMERSÃO NOS ESTUDOS DE PIMENTA (2012), NÓVOA (2017), IMBERNÓN (2010), LIMA (2001), DENTRE OUTROS, QUE CORROBORAM COM A PERCEPÇÃO CRÍTICA FREIREANA. DESSA MANEIRA, MERECE RELEVÂNCIA ESTE ESTUDO POR CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, EM FACE DAS NECESSIDADES DE AÇÕES PEDAGÓGICAS MOVIDAS PELO SENSO CRÍTICO-REFLEXIVO, DE CUNHO TRANSFORMADOR, QUE VISEM À AUTONOMIA E À HUMANIZAÇÃO DOS SUJEITOS. A METODOLOGIA ESTÁ ANCORADA NO ARCABOUÇO DA PESQUISA QUALITATIVA, A PARTIR DO MÉTODO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE LEITURAS A RESPEITO DA TEMÁTICA, QUE NOS PERMITIRAM RESSIGNIFICAR NOSSO OLHAR SOBRE UMA PERSPECTIVA RENOVADA DA PRÁTICA DOCENTE.