O PRESENTE TRABALHO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CAMPO E TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DO TEMA CAPACITISMO DO SEGUINTE PRISMA: DISCUTIR A DEFICIÊNCIA, E COMO ATRAVÉS DO CURRÍCULO OCULTO DA ESCOLA, ELA PODE SER TRANSFORMADA EM INCAPACIDADE. CONSIDERANDO QUE O CAPACITISMO É TERMO UTILIZADO QUANDO OCORRE DISCRIMINAÇÃO OU VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, CARACTERIZANDO-AS COMO INCAPAZES DEVIDO A SUA CONDIÇÃO. OBSERVA-SE QUE ESSA FORMA DE DESCRIMINAÇÃO PODE SE MANIFESTAR VERBALMENTE, POR MEIO ARQUITETURAS INACESSÍVEIS, ATRAVÉS DE SENTIMENTOS OU ATITUDES QUE REVELAM PIEDADE/INFERIORIDADE OU AINDA POR UMA SUPERPROTEÇÃO EXACERBADA. A IMPORTÂNCIA DE INVESTIGAR ESTA TEMÁTICA SE DEU A PARTIR DA NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS O QUÃO GRAVE E PREJUDICIAL PODE SER ESSE TIPO DE ATITUDE NO COTIDIANO DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO, REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA, REFLETE A MANEIRA PELA QUAL O CURRÍCULO OCULTO ESCOLAR, CONTINUA REFORÇANDO AS MENTALIDADES CAPACITISTAS, PROMOVENDO EXPERIÊNCIAS DE DESIGUALDADE ENTRE ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA.