Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELA GESTÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61716
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1192
    "inscrito_id" => 3998
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELA GESTÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ESTABELECER UMA DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELA GESTÃO ESCOLAR. FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA EM LIVROS, COMO TAMBÉM EM MATERIAIS PUBLICADOS NO MEIO ELETRÔNICO, TAIS COMO: REVISTAS CIENTÍFICAS E ACADÊMICAS, PUBLICAÇÕES OFICIAIS, RELATÓRIOS DE PESQUISAS E EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. FORAM CONSIDERADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO KENSKI (2007), GOMES (2005), O’BRIEN (2002), PEDRÓ ET AL. (2018), CASSIDY (2006), ENTRE OUTROS, QUE ENTENDEM QUE A UTILIZAÇÃO DAS TIC E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELOS GESTORES ESCOLARES FAVORECE MUDANÇAS TANTOS NAS PRÁTICAS DE GESTÃO (AGILIZAÇÃO DE PROCESSOS, TOMADA DE DECISÕES, PLANEJAMENTO ETC.) COMO NOS SEUS PERFIS DE LIDERANÇA. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FORAM IDENTIFICADOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM RELAÇÃO AO USO DESSAS FERRAMENTAS PELOS GESTORES. CONCLUI-SE QUE, APESAR DAS DIFICULDADES, O USO DAS TIC E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA GESTÃO ESCOLAR EFICIENTE, EFICAZ E EFETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3998_04112019145301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ANTÔNIO NOGUEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "PAULO JÚNIOR"
    "autor_email" => "celipaulojr@gmail.com"
    "autor_ies" => "CREDE 14 - SENADOR POMPEU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61716
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1192
    "inscrito_id" => 3998
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELA GESTÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ESTABELECER UMA DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELA GESTÃO ESCOLAR. FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA EM LIVROS, COMO TAMBÉM EM MATERIAIS PUBLICADOS NO MEIO ELETRÔNICO, TAIS COMO: REVISTAS CIENTÍFICAS E ACADÊMICAS, PUBLICAÇÕES OFICIAIS, RELATÓRIOS DE PESQUISAS E EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. FORAM CONSIDERADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO KENSKI (2007), GOMES (2005), O’BRIEN (2002), PEDRÓ ET AL. (2018), CASSIDY (2006), ENTRE OUTROS, QUE ENTENDEM QUE A UTILIZAÇÃO DAS TIC E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELOS GESTORES ESCOLARES FAVORECE MUDANÇAS TANTOS NAS PRÁTICAS DE GESTÃO (AGILIZAÇÃO DE PROCESSOS, TOMADA DE DECISÕES, PLANEJAMENTO ETC.) COMO NOS SEUS PERFIS DE LIDERANÇA. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FORAM IDENTIFICADOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM RELAÇÃO AO USO DESSAS FERRAMENTAS PELOS GESTORES. CONCLUI-SE QUE, APESAR DAS DIFICULDADES, O USO DAS TIC E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA GESTÃO ESCOLAR EFICIENTE, EFICAZ E EFETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3998_04112019145301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ANTÔNIO NOGUEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "PAULO JÚNIOR"
    "autor_email" => "celipaulojr@gmail.com"
    "autor_ies" => "CREDE 14 - SENADOR POMPEU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ESTABELECER UMA DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELA GESTÃO ESCOLAR. FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA EM LIVROS, COMO TAMBÉM EM MATERIAIS PUBLICADOS NO MEIO ELETRÔNICO, TAIS COMO: REVISTAS CIENTÍFICAS E ACADÊMICAS, PUBLICAÇÕES OFICIAIS, RELATÓRIOS DE PESQUISAS E EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. FORAM CONSIDERADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO KENSKI (2007), GOMES (2005), O’BRIEN (2002), PEDRÓ ET AL. (2018), CASSIDY (2006), ENTRE OUTROS, QUE ENTENDEM QUE A UTILIZAÇÃO DAS TIC E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELOS GESTORES ESCOLARES FAVORECE MUDANÇAS TANTOS NAS PRÁTICAS DE GESTÃO (AGILIZAÇÃO DE PROCESSOS, TOMADA DE DECISÕES, PLANEJAMENTO ETC.) COMO NOS SEUS PERFIS DE LIDERANÇA. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FORAM IDENTIFICADOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM RELAÇÃO AO USO DESSAS FERRAMENTAS PELOS GESTORES. CONCLUI-SE QUE, APESAR DAS DIFICULDADES, O USO DAS TIC E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA GESTÃO ESCOLAR EFICIENTE, EFICAZ E EFETIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.