O TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROBLEMATIZAR A CULTURA E A EDUCAÇÃO INSPIRADAS NA IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA, TENDO POR REFERÊNCIA OS ESCRITOS DE PIERRE BOURDIEU. ESTÁ VINCULADO AO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA E EDUCAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÕES DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO”, DESENVOLVIDO JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC, COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL. EM SEU DESENVOLVIMENTO, EXPLICITA O MODELO TEÓRICO SÓCIO-ANALÍTICO PROPOSTO PELO AUTOR, CARACTERIZADO COMO UMA TEORIA MATERIALISTA DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DO QUAL O AUTOR ESTABELECE UMA RELAÇÃO ENTRE AS ESTRUTURAS OBJETIVAS E AS ESTRUTURAS SUBJETIVAS, EXPRESSAS NA FORMA DE HABITUS. PERSEGUINDO ESSA ABORDAGEM E RECORRENDO AO USO DE CATEGORIAS COMPLEMENTARES, TAIS COMO “CAMPO”, “CAPITAL” E “VIOLÊNCIA SIMBÓLICA”, O TRABALHO EXPLICITA AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS POSIÇÕES SOCIAIS E AS DISPOSIÇÕES SUBJETIVAS QUE DEFINEM A PERCEPÇÃO, O AJUIZAMENTO E AS PERSPECTIVAS DE AÇÃO, CONFERINDO-LHES UMA ORIENTAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL, QUE COLOCA EM XEQUE A CONCEPÇÃO MERITOCRÁTICA. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM PARA UM DESLOCAMENTO DO FUNDAMENTO NATURAL PARA A INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA, DO “MÉRITO” PARA A “HERANÇA” E DA ORDEM MORAL PARA A ORDEM POLÍTICA, CUJO RECONHECIMENTO ABRE UM CAMPO DE POSSIBILIDADES DE AÇÃO PARA OS AGENTES SOCIAIS EM FAVOR DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. CONFEREM À EDUCAÇÃO UMA ORIENTAÇÃO CRÍTICA, CALCADA NUMA PEDAGOGIA RACIONAL, QUE REDIMENSIONA OS MEIOS E FINS A PARTIR DE UM EMBASAMENTO HISTÓRICO.