BOURDIEU, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UM CONTRAPONTO À IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59465 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4155 "inscrito_id" => 11124 "titulo" => "BOURDIEU, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UM CONTRAPONTO À IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA" "resumo" => "O TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROBLEMATIZAR A CULTURA E A EDUCAÇÃO INSPIRADAS NA IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA, TENDO POR REFERÊNCIA OS ESCRITOS DE PIERRE BOURDIEU. ESTÁ VINCULADO AO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA E EDUCAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÕES DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO”, DESENVOLVIDO JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC, COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL. EM SEU DESENVOLVIMENTO, EXPLICITA O MODELO TEÓRICO SÓCIO-ANALÍTICO PROPOSTO PELO AUTOR, CARACTERIZADO COMO UMA TEORIA MATERIALISTA DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DO QUAL O AUTOR ESTABELECE UMA RELAÇÃO ENTRE AS ESTRUTURAS OBJETIVAS E AS ESTRUTURAS SUBJETIVAS, EXPRESSAS NA FORMA DE HABITUS. PERSEGUINDO ESSA ABORDAGEM E RECORRENDO AO USO DE CATEGORIAS COMPLEMENTARES, TAIS COMO “CAMPO”, “CAPITAL” E “VIOLÊNCIA SIMBÓLICA”, O TRABALHO EXPLICITA AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS POSIÇÕES SOCIAIS E AS DISPOSIÇÕES SUBJETIVAS QUE DEFINEM A PERCEPÇÃO, O AJUIZAMENTO E AS PERSPECTIVAS DE AÇÃO, CONFERINDO-LHES UMA ORIENTAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL, QUE COLOCA EM XEQUE A CONCEPÇÃO MERITOCRÁTICA. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM PARA UM DESLOCAMENTO DO FUNDAMENTO NATURAL PARA A INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA, DO “MÉRITO” PARA A “HERANÇA” E DA ORDEM MORAL PARA A ORDEM POLÍTICA, CUJO RECONHECIMENTO ABRE UM CAMPO DE POSSIBILIDADES DE AÇÃO PARA OS AGENTES SOCIAIS EM FAVOR DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. CONFEREM À EDUCAÇÃO UMA ORIENTAÇÃO CRÍTICA, CALCADA NUMA PEDAGOGIA RACIONAL, QUE REDIMENSIONA OS MEIOS E FINS A PARTIR DE UM EMBASAMENTO HISTÓRICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA, HABITUS, HERANÇA, HERANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID11124_26092019095031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE OTO KONZEN" "autor_nome_curto" => "JOSE OTO " "autor_email" => "joseotokonzen14@gmail.com" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59465 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4155 "inscrito_id" => 11124 "titulo" => "BOURDIEU, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UM CONTRAPONTO À IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA" "resumo" => "O TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROBLEMATIZAR A CULTURA E A EDUCAÇÃO INSPIRADAS NA IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA, TENDO POR REFERÊNCIA OS ESCRITOS DE PIERRE BOURDIEU. ESTÁ VINCULADO AO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA E EDUCAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÕES DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO”, DESENVOLVIDO JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC, COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL. EM SEU DESENVOLVIMENTO, EXPLICITA O MODELO TEÓRICO SÓCIO-ANALÍTICO PROPOSTO PELO AUTOR, CARACTERIZADO COMO UMA TEORIA MATERIALISTA DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DO QUAL O AUTOR ESTABELECE UMA RELAÇÃO ENTRE AS ESTRUTURAS OBJETIVAS E AS ESTRUTURAS SUBJETIVAS, EXPRESSAS NA FORMA DE HABITUS. PERSEGUINDO ESSA ABORDAGEM E RECORRENDO AO USO DE CATEGORIAS COMPLEMENTARES, TAIS COMO “CAMPO”, “CAPITAL” E “VIOLÊNCIA SIMBÓLICA”, O TRABALHO EXPLICITA AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS POSIÇÕES SOCIAIS E AS DISPOSIÇÕES SUBJETIVAS QUE DEFINEM A PERCEPÇÃO, O AJUIZAMENTO E AS PERSPECTIVAS DE AÇÃO, CONFERINDO-LHES UMA ORIENTAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL, QUE COLOCA EM XEQUE A CONCEPÇÃO MERITOCRÁTICA. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM PARA UM DESLOCAMENTO DO FUNDAMENTO NATURAL PARA A INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA, DO “MÉRITO” PARA A “HERANÇA” E DA ORDEM MORAL PARA A ORDEM POLÍTICA, CUJO RECONHECIMENTO ABRE UM CAMPO DE POSSIBILIDADES DE AÇÃO PARA OS AGENTES SOCIAIS EM FAVOR DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. CONFEREM À EDUCAÇÃO UMA ORIENTAÇÃO CRÍTICA, CALCADA NUMA PEDAGOGIA RACIONAL, QUE REDIMENSIONA OS MEIOS E FINS A PARTIR DE UM EMBASAMENTO HISTÓRICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA, HABITUS, HERANÇA, HERANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID11124_26092019095031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE OTO KONZEN" "autor_nome_curto" => "JOSE OTO " "autor_email" => "joseotokonzen14@gmail.com" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }