A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA É UMA DAS MAIS ANTIGAS EXPRESSÕES DO SER HUMANO, POIS ATRAVÉS DELA É POSSÍVEL EXPRESSAR SENTIMENTOS, EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO, ALÉM DE TRABALHAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO TEÓRICO-PRÁTICA DA EXPERIÊNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS NO PROJETO DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA, INTITULADO “COM AS MÃOS NA ARTE: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS E ARTÍSTICAS NA UNIVERSIDADE”, DESENVOLVIDO EM UMA IES PÚBLICA, NO ANO 2018. A METODOLOGIA BASEIA-SE EM UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, APOIADA NA ETNOMETODOLOGIA, AO BUSCARMOS PESQUISAR A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA. A PRODUÇÃO DOS DADOS OCORREU A PARTIR DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NAS ATIVIDADES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS REALIZADAS NO PROJETO. ESSA AÇÃO FOI DESTINADA AS CRIANÇAS E AOS LICENCIANDOS. A PRIMEIRA, ACONTECE UMA VEZ POR MÊS NO EVENTO CHAMADO BRINC(RI)AR; E A SEGUNDA ACONTECEU POR MEIO DE OFICINAS DESTINADAS AOS LICENCIANDOS SOBRE O TEMA, COM O INTUITO DE QUALIFICAR A FORMAÇÃO INICIAL. PERCEBEMOS QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA É NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO TANTO DAS CRIANÇAS COMO DOS BOLSISTAS-FUTUROS DOCENTES, E QUE AS AÇÕES DO PROJETO SUPRACITADO TEM CONTRIBUÍDO DE FORMA SIGNIFICATIVA COM AS ESCOLAS PÚBLICAS PROPORCIONANDO MOMENTOS DIVERTIDOS, SOCIALIZADORES E INSTRUTIVOS PARA AS CRIANÇAS ATRAVÉS DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E COMO EXERCÍCIO PARA OS FUTUROS DOCENTES.