O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRECISA UTILIZAR MÉTODOS QUE ULTRAPASSEM O QUE TRADICIONALMENTE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS OFERECEM. A ANDRAGOGIA SURGE COMO UMA FERRAMENTA QUE POTENCIALIZA AS PRÁXIS NO ENSINO SUPERIOR, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE PÓS-GRADUANDAS EM SAÚDE PÚBLICA NA VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ANDRAGOGIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DOCENTES. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DISCENTE NA ÁREA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, INTEGRADO À FORMAÇÃO STRICTO SENSU, ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA DISCIPLINA DE ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, OCORRIDO ENTRE MAIO E JUNHO DE 2019. PARA COMPREENDER A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA ANDRAGÓGICA DE MANEIRA MAIS AMPLA, FORAM CONSIDERADAS AS VÁRIAS CORRENTES TEÓRICAS QUE A FUNDAMENTAM. PORTANTO, NO PRIMEIRO MOMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FORAM ESTUDADAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. O SEGUNDO MOMENTO FOI BASEADO NAS TEORIAS ESTUDADAS ANTERIORMENTE, COLOCANDO EM PRÁTICA ALGUNS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM FACILITA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DO DIÁLOGO E INTERAÇÃO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, EXPONDO SEUS SABERES E EXPERIÊNCIAS, E A FORMAÇÃO AUTÔNOMA DO ESTUDANTE, ATINGINDO UMA APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL, PROFUNDA, CRIATIVA. A EXPERIÊNCIA EM CURSAR A DISCIPLINA CONTRIBUIU PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES TEÓRICO-PRÁTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.