ESTE ARTIGO É FRUTO DA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADA “A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE NARRAR E O OLHAR PELA ‘JANELA’ DE QUEM EDUCA”, APRESENTADA AO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. DESTE MODO, O REFERIDO TRABALHO DESENVOLVEU UMA PESQUISA PARTICIPANTE DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, QUE CONSISTIU EM UMA FORMAÇÃO PARA AS EDUCADORAS QUE ATUAVAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE CRATO-CE. A REFERIDA PROPOSTA DE FORMAÇÃO SE PROPÔS A VALORIZAR A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL, COM O INTUITO DE REPENSAR PRÁTICAS E CONSTRUIR NOVAS E DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA, NA BUSCA DE COMPREENDÊ-LA A PARTIR DA CONCEPÇÃO ESTÉTICA, COMO ARTE DA PALAVRA; BEM COMO VALORIZAR A ARTE DA NARRATIVA, PARA A FORMAÇÃO NÃO SÓ DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO, MAS DE INDIVÍDUOS CAPAZES DE INTERVIR NAS RELAÇÕES SOCIAIS E PRODUZIR NOVOS CONHECIMENTOS. NESSE CAMINHO, COMPREENDEMOS SER FUNDAMENTAL (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE NO QUE CONCERNE O TRABALHO COM A LITERATURA, MEDIADO PELA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, A FIM DE SE QUE POSSA SUPERAR A VISÃO PREDOMINANTEMENTE DIDATIZADORA COM A QUAL SE TEM UTILIZADO O TEXTO LITERÁRIO NO COTIDIANO ESCOLAR.