ESTUDOS RELATAM ALGUNS DESAFIOS E DIFICULDADES NA ABORDAGEM DOS TEMAS RELACIONADOS À BOTÂNICA, RELACIONANDO A FALTA DE INTERESSE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES COM O FATO DE SER CONSIDERADA DIFÍCIL, ENFADONHA E DISTANTE DA REALIDADE. TORNA-SE NECESSÁRIO BUSCAR ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM UMA ABORDAGEM MAIS INTERESSANTE NO ENSINO DE BOTÂNICA. COM ISSO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE O REINO DAS PLANTAS. O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO-ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA, BAHIA. AS AULAS FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS: 1) AULAS EXPOSITIVO-DIALOGADAS; 2) AULA PRÁTICA; 3) APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS CONSIDERAM AS AULAS COM A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO DIFERENTES, ATRAINDO A ATENÇÃO DOS ALUNOS E MELHORANDO A APRENDIZAGEM. PORTANTO, A EXECUÇÃO DESSES RECURSOS NO ENSINO DE BOTÂNICA É RELEVANTE, POIS AO ASSOCIAR OS SABERES TEÓRICO E PRÁTICO, GARANTEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.