Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS: TECENDO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: ARTES VISUAIS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, TEA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60239
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5725
    "inscrito_id" => 9192
    "titulo" => "ENSINO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS: TECENDO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O NOSSO TRABALHO APRESENTA METODOLOGIAS CRIATIVAS QUE FORAM USADAS PARA COLABORAR COM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO DE ARTES VISUAIS. TRAZEMOS COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DAS ARTES VISUAIS. COMO METODOLOGIA, INICIALMENTE OBSERVAMOS UM ALUNO DURANTE AS AULAS TRADICIONAIS E DURANTE AS AULAS COM OS MÉTODOS DE ARTES VISUAIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. DEPOIS, INVESTIGAMOS COMO ELE SE COMPORTOU DURANTE CADA AULA. COMO RESULTADOS, PUDEMOS PERCEBER QUE O ALUNO SE DEDICA MAIS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS, E QUE, ALÉM DELE INTERAGIR BASTANTE, NOTOU-SE QUE O ALUNO TAMBÉM SE DIVERTE EM MEIO AOS ASSUNTOS EXPLICADOS DURANTE ESSA AULA. ENTRETANTO, JÁ NÃO PODEMOS DIZER O MESMO SOBRE AS AULAS TRADICIONAIS ONDE ELE NÃO GOSTA DE ESCREVER NO CADERNO E SÓ FICA BRINCANDO NA AULA. CONCLUÍMOS QUE AS AULAS UTILIZANDO OS RECURSOS DE ARTES VISUAIS SÃO MAIS EFICIENTES, POIS O ALUNO FICA MAIS CONCENTRADO E INTERAGE MAIS, FAZENDO ASSIM COM QUE A AULA SEJA MAIS SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, TEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9192_03102019211625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR LIMA GONDIM"
    "autor_nome_curto" => "VITOR GONDIM"
    "autor_email" => "vittglima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60239
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5725
    "inscrito_id" => 9192
    "titulo" => "ENSINO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS: TECENDO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O NOSSO TRABALHO APRESENTA METODOLOGIAS CRIATIVAS QUE FORAM USADAS PARA COLABORAR COM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO DE ARTES VISUAIS. TRAZEMOS COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DAS ARTES VISUAIS. COMO METODOLOGIA, INICIALMENTE OBSERVAMOS UM ALUNO DURANTE AS AULAS TRADICIONAIS E DURANTE AS AULAS COM OS MÉTODOS DE ARTES VISUAIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. DEPOIS, INVESTIGAMOS COMO ELE SE COMPORTOU DURANTE CADA AULA. COMO RESULTADOS, PUDEMOS PERCEBER QUE O ALUNO SE DEDICA MAIS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS, E QUE, ALÉM DELE INTERAGIR BASTANTE, NOTOU-SE QUE O ALUNO TAMBÉM SE DIVERTE EM MEIO AOS ASSUNTOS EXPLICADOS DURANTE ESSA AULA. ENTRETANTO, JÁ NÃO PODEMOS DIZER O MESMO SOBRE AS AULAS TRADICIONAIS ONDE ELE NÃO GOSTA DE ESCREVER NO CADERNO E SÓ FICA BRINCANDO NA AULA. CONCLUÍMOS QUE AS AULAS UTILIZANDO OS RECURSOS DE ARTES VISUAIS SÃO MAIS EFICIENTES, POIS O ALUNO FICA MAIS CONCENTRADO E INTERAGE MAIS, FAZENDO ASSIM COM QUE A AULA SEJA MAIS SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, TEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9192_03102019211625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR LIMA GONDIM"
    "autor_nome_curto" => "VITOR GONDIM"
    "autor_email" => "vittglima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O NOSSO TRABALHO APRESENTA METODOLOGIAS CRIATIVAS QUE FORAM USADAS PARA COLABORAR COM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO DE ARTES VISUAIS. TRAZEMOS COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DAS ARTES VISUAIS. COMO METODOLOGIA, INICIALMENTE OBSERVAMOS UM ALUNO DURANTE AS AULAS TRADICIONAIS E DURANTE AS AULAS COM OS MÉTODOS DE ARTES VISUAIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. DEPOIS, INVESTIGAMOS COMO ELE SE COMPORTOU DURANTE CADA AULA. COMO RESULTADOS, PUDEMOS PERCEBER QUE O ALUNO SE DEDICA MAIS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS, E QUE, ALÉM DELE INTERAGIR BASTANTE, NOTOU-SE QUE O ALUNO TAMBÉM SE DIVERTE EM MEIO AOS ASSUNTOS EXPLICADOS DURANTE ESSA AULA. ENTRETANTO, JÁ NÃO PODEMOS DIZER O MESMO SOBRE AS AULAS TRADICIONAIS ONDE ELE NÃO GOSTA DE ESCREVER NO CADERNO E SÓ FICA BRINCANDO NA AULA. CONCLUÍMOS QUE AS AULAS UTILIZANDO OS RECURSOS DE ARTES VISUAIS SÃO MAIS EFICIENTES, POIS O ALUNO FICA MAIS CONCENTRADO E INTERAGE MAIS, FAZENDO ASSIM COM QUE A AULA SEJA MAIS SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.