O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EFETIVAÇÃO DE POLITICAS PUBLICAS VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL. TOMANDO POR BASE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA E OS AVANÇOS CONTEMPORÂNEOS NA VISÃO PARADIGMÁTICA INCLUSIVA E EVIDENCIANDO A FIGURA DO EDUCADOR COMO INSTRUMENTO BASILAR NA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS CONDICIONANTES A PRÁXIS INCLUSIVA NO CONTEXTO EDUCATIVO. NESSE SENTIDO, A PRESENTE REFLEXÃO DECORRE DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE VISTA SERRANA –PB, QUE TEM DISCUTIDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DE ASPECTOS RELEVANTES COMO: A RELAÇÃO PEDAGÓGICA, AS INOVAÇÕES EDUCACIONAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS, E OS EFEITOS DA INCLUSÃO PARA A PEDAGOGIA E PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES, PARTINDO DA PREMISSA QUE PARA PROMOVER A INCLUSÃO É SALUTAR CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO EMBASADA EM AÇÕES QUE DISSEMINEM ATITUDES DE RESPEITO MUTUO, TOLERÂNCIA, COMPREENSÃO E SOLIDARIEDADE. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA.