O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE TEM COMO FINALIDADE DESCREVER A CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA HORTA VERTICAL COM ALUNOS DO 7ª DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. TODO O PROJETO DA HORTA FOI IDEALIZADO PELOS OS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, JUNTAMENTE COM OS COORDENADORES DE ÁREA E PROFESSORA DA ESCOLA. O OBJETIVO DO PROJETO FOI DESPERTAR E PROMOVER UMA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE PELA APROXIMAÇÃO E CUIDADO COM AS PLANTAS, COM A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA PENSADA PARA ATUAR COMO UM LABORATÓRIO VIVO, VIABILIZANDO TEMAS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA NATUREZA, ARTICULANDO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. A CONSTRUÇÃO DA HORTA SE DEU EM DUAS ETAPAS: COLETA DE TERRA PARA PREPARAÇÃO DO SOLO COM PLANTIO DE SEMENTES E ORGANIZAÇÃO DOS PALLETS, APÓS A MONTAGEM OS ALUNOS FIZERAM DIARIAMENTE VISTAS PARA FAZER A IRRIGAÇÃO E ANOTAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DOS VEGETAIS. COM A CONCLUSÃO DA PESQUISA, FICOU EVIDENTE QUE O CONHECIMENTO SOBRE ATITUDES CONSCIENTES PODE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES UMA APROPRIAÇÃO E VALOR A TODOS SERES VIVOS PRESENTES NO MEIO AMBIENTE E QUE A APRENDIZAGEM POR PROJETOS É CRUCIAL PARA A FORMAÇÃO DE UM PENSAMENTO E PERCEPÇÃO ATIVA DENTRO E FORA DA ESFERA ESCOLAR, OU SEJA, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SE TORNA UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.