CONSIDERANDO A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO BASEADO NO DESEMPENHO DISCENTE EM TESTES DE CONHECIMENTO NA ÁREA DA MATEMÁTICA, OBSERVANDO A INADEQUAÇÃO QUE RESIDE NOS PROCESSOS DE ENSINO QUE ESTÃO ASSOCIADOS A METODOLOGIAS QUE NEM SEMPRE ATENDEM AS REAIS NECESSIDADES DOS DISCENTES, SISTEMATIZOU-SE A PESQUISA FUNDAMENTADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GERARD VERGNAUD, QUE É REFERÊNCIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA. A PESQUISA MAPEOU A LITERATURA RECORRENTE SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SUSTENTADO POR AUTORES COMO VERGNAUD (1998, 1999), DENTRE OUTROS QUE APOIAM SUAS DISCUSSÕ SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DA MATEMÁTICA COMO D’AMORE (2007), PAIS (2002), TOLEDO E TOLEDO (1997). A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI – PI CONSIDERANDO COMO INTERLOCUTORES DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO A FINALIDADE DE INVESTIGAÇÃO ANCORAVA-SE EM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVO DESCRITIVO COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA COM PROFESSORES, O QUESTIONÁRIO E APLICAÇÃO DE TESTES ARTICULADOS A OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO SITUAÇÕES DIDÁTICAS FUNDAMENTADAS NAS TEORIAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM DO CAMPO ADITIVO, A PESQUISA CONFIRMA A TESE DE VERGNAUD DE QUE SÃO AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE DÃO SENTIDO AOS CONCEITOS, OU SEJA, UM CONCEITO NÃO PODE ESTÁ RESTRITO A UMA DEFINIÇÃO, MAS SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUJEITO EM UM LONGO PERÍODO CONFORME AS SITUAÇÕES QUE ELE VIVENCIA.