Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O CAMPO ADITIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, SITUAÇÕES DIDÁTICAS, CAMPO CONCEITUAL ADITIVO, CONCEITOS, CONCEITOS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58834
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5265
    "inscrito_id" => 14761
    "titulo" => "A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O CAMPO ADITIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "CONSIDERANDO A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO BASEADO NO DESEMPENHO DISCENTE EM TESTES DE CONHECIMENTO NA ÁREA DA MATEMÁTICA, OBSERVANDO A INADEQUAÇÃO QUE RESIDE NOS PROCESSOS DE ENSINO QUE ESTÃO ASSOCIADOS A METODOLOGIAS QUE NEM SEMPRE ATENDEM AS REAIS NECESSIDADES DOS DISCENTES, SISTEMATIZOU-SE A PESQUISA FUNDAMENTADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GERARD VERGNAUD, QUE É REFERÊNCIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA. A PESQUISA MAPEOU A LITERATURA RECORRENTE SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SUSTENTADO POR AUTORES COMO VERGNAUD (1998, 1999), DENTRE OUTROS QUE APOIAM SUAS DISCUSSÕ SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DA MATEMÁTICA COMO D’AMORE (2007), PAIS (2002), TOLEDO E TOLEDO (1997). A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI – PI CONSIDERANDO COMO INTERLOCUTORES DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO A FINALIDADE DE INVESTIGAÇÃO ANCORAVA-SE EM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVO DESCRITIVO COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA COM PROFESSORES, O QUESTIONÁRIO E APLICAÇÃO DE TESTES ARTICULADOS A OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO SITUAÇÕES DIDÁTICAS FUNDAMENTADAS NAS TEORIAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM DO CAMPO ADITIVO, A PESQUISA CONFIRMA A TESE DE VERGNAUD DE QUE SÃO AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE DÃO SENTIDO AOS CONCEITOS, OU SEJA, UM CONCEITO NÃO PODE ESTÁ RESTRITO A UMA DEFINIÇÃO, MAS SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUJEITO EM UM LONGO PERÍODO CONFORME AS SITUAÇÕES QUE ELE VIVENCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, SITUAÇÕES DIDÁTICAS, CAMPO CONCEITUAL ADITIVO, CONCEITOS, CONCEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14761_02102019171738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALISSON DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WALISSON ARAÚJO"
    "autor_email" => "walissonnxp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58834
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5265
    "inscrito_id" => 14761
    "titulo" => "A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O CAMPO ADITIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "CONSIDERANDO A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO BASEADO NO DESEMPENHO DISCENTE EM TESTES DE CONHECIMENTO NA ÁREA DA MATEMÁTICA, OBSERVANDO A INADEQUAÇÃO QUE RESIDE NOS PROCESSOS DE ENSINO QUE ESTÃO ASSOCIADOS A METODOLOGIAS QUE NEM SEMPRE ATENDEM AS REAIS NECESSIDADES DOS DISCENTES, SISTEMATIZOU-SE A PESQUISA FUNDAMENTADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GERARD VERGNAUD, QUE É REFERÊNCIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA. A PESQUISA MAPEOU A LITERATURA RECORRENTE SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SUSTENTADO POR AUTORES COMO VERGNAUD (1998, 1999), DENTRE OUTROS QUE APOIAM SUAS DISCUSSÕ SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DA MATEMÁTICA COMO D’AMORE (2007), PAIS (2002), TOLEDO E TOLEDO (1997). A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI – PI CONSIDERANDO COMO INTERLOCUTORES DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO A FINALIDADE DE INVESTIGAÇÃO ANCORAVA-SE EM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVO DESCRITIVO COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA COM PROFESSORES, O QUESTIONÁRIO E APLICAÇÃO DE TESTES ARTICULADOS A OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO SITUAÇÕES DIDÁTICAS FUNDAMENTADAS NAS TEORIAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM DO CAMPO ADITIVO, A PESQUISA CONFIRMA A TESE DE VERGNAUD DE QUE SÃO AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE DÃO SENTIDO AOS CONCEITOS, OU SEJA, UM CONCEITO NÃO PODE ESTÁ RESTRITO A UMA DEFINIÇÃO, MAS SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUJEITO EM UM LONGO PERÍODO CONFORME AS SITUAÇÕES QUE ELE VIVENCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, SITUAÇÕES DIDÁTICAS, CAMPO CONCEITUAL ADITIVO, CONCEITOS, CONCEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14761_02102019171738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALISSON DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WALISSON ARAÚJO"
    "autor_email" => "walissonnxp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

CONSIDERANDO A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO BASEADO NO DESEMPENHO DISCENTE EM TESTES DE CONHECIMENTO NA ÁREA DA MATEMÁTICA, OBSERVANDO A INADEQUAÇÃO QUE RESIDE NOS PROCESSOS DE ENSINO QUE ESTÃO ASSOCIADOS A METODOLOGIAS QUE NEM SEMPRE ATENDEM AS REAIS NECESSIDADES DOS DISCENTES, SISTEMATIZOU-SE A PESQUISA FUNDAMENTADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GERARD VERGNAUD, QUE É REFERÊNCIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA. A PESQUISA MAPEOU A LITERATURA RECORRENTE SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SUSTENTADO POR AUTORES COMO VERGNAUD (1998, 1999), DENTRE OUTROS QUE APOIAM SUAS DISCUSSÕ SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DA MATEMÁTICA COMO D’AMORE (2007), PAIS (2002), TOLEDO E TOLEDO (1997). A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI – PI CONSIDERANDO COMO INTERLOCUTORES DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO A FINALIDADE DE INVESTIGAÇÃO ANCORAVA-SE EM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVO DESCRITIVO COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA COM PROFESSORES, O QUESTIONÁRIO E APLICAÇÃO DE TESTES ARTICULADOS A OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO SITUAÇÕES DIDÁTICAS FUNDAMENTADAS NAS TEORIAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM DO CAMPO ADITIVO, A PESQUISA CONFIRMA A TESE DE VERGNAUD DE QUE SÃO AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE DÃO SENTIDO AOS CONCEITOS, OU SEJA, UM CONCEITO NÃO PODE ESTÁ RESTRITO A UMA DEFINIÇÃO, MAS SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUJEITO EM UM LONGO PERÍODO CONFORME AS SITUAÇÕES QUE ELE VIVENCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.