A IMPORTÂNCIA DAS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS É EVIDENCIADA NA LITERATURA. ESSA PESQUISA BUSCA A SELEÇÃO DE TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DE DOIS EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ANPED E ENPEC), NO PERÍODO DE 2005 A 2017 QUE DISCUTISSEM GÊNERO NA PESQUISA EM FORMAÇÃO DOCENTE E EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, FORAM ANALISADOS OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E IDENTIFICADOS NESTES SE HAVIA REFERÊNCIAS HISTÓRICAS, FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DE ACORDO COM A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA. PARA A ANÁLISE DOCUMENTAL FORAM CONSTRUÍDAS PREVIAMENTE UNIDADES DE REGISTRO COM BASE NO REFERENCIAL DE BARDIN. OS TRABALHOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM UM AUMENTO DA DISCUSSÃO DE GÊNERO TANTO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA QUANTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM RELAÇÃO A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA, SÃO ENCONTRADOS POUCOS ARTIGOS QUE ABORDEM A FILOSOFIA DA CIÊNCIA SEJA COMO REFERENCIAL, SEJA COMO JUSTIFICATIVA OU COMO INTERVENÇÃO. E ATÉ MESMO A RELAÇÃO ENTRE A HFS DA CIÊNCIA COM QUESTÕES DE GÊNERO É MENOR AINDA NOS ARTIGOS. OS TRABALHOS ENCONTRADOS NO LEVANTAMENTO DEMONSTRAM QUE OCORREU UM AUMENTO DO QUADRO DE NÚMERO DE TRABALHOS NO ASSUNTO NO BRASIL, PORÉM HÁ NECESSIDADE DE PESQUISAS NESSA PROBLEMÁTICA, UMA VEZ QUE DISCUSSÕES A RESPEITO DAS QUESTÕES DE GÊNERO ABORDANDO A HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, POIS FORNECEM CONHECIMENTO PARA QUE ALUNOS E PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE A SOCIEDADE SE AFASTE DO SENSO COMUM.