UM ESTUDO INICIAL SOBRE PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO REGULAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62783 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1979 "inscrito_id" => 10998 "titulo" => "UM ESTUDO INICIAL SOBRE PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO REGULAR" "resumo" => "NO CONTEXTO ESCOLAR ENCONTRAMOS INÚMERAS DEMANDAS QUE SURGEM A TODO O MOMENTO A PARTIR DO TRABALHO DOCENTE QUE SE DESENVOLVE NESTE ESPAÇO. PARA TANTO, CABE AO PROFESSOR CONSTANTEMENTE REINVENTAR SUA PRÁTICA; À ESCOLA CABE A REINVENÇÃO DO SEU PROJETO PEDAGÓGICO PARA DAR VAZÃO A TAIS DEMANDAS. NESTE CONTEXTO, NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS TORNAM-SE COLABORATIVAS, POIS NEM SEMPRE É POSSÍVEL ATENDER A TODAS ESPECIFICIDADES. ASSIM, NESTE ESTUDO EM ANDAMENTO, PROPOMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR OS CONTEXTOS CURRICULARES DE ENSINO REGULAR DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – SEEDF E DE UMA ESCOLA ALTERNATIVA SITUADA EM BRASÍLIA; COMO OBJETIVO ESPECÍFICO: DESTACAR AS DIFERENÇAS, SEMELHANÇAS E O IMPACTO DE DIFERENTES ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO MORAL DOS ALUNOS. O REFERENCIAL TEÓRICO PAUTOU-SE EM AUTORES, COMO FREIRE (2003), SILVA (2007), DENTRE OUTROS. APÓS ESSA ANÁLISE, PARTIMOS PARA A PESQUISA MAIS APROFUNDADA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO REGULAR DO DF QUE ESTÃO ADOTANDO PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO E SEUS RESULTADOS. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E DE CAMPO (GIL, 2002). O INTERESSE EM DISCUTIR ESSE TEMA SURGIU DA CURIOSIDADE DE COMPREENDER QUAL O IMPACTO DA METODOLOGIA NA FORMAÇÃO MORAL DO SUJEITO. OS RESULTADOS INICIAIS MOSTRARAM QUE A PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA O ENSINO REGULAR, NO SENTIDO DA FORMAÇÃO MORAL DO ALUNO E DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO REGULAR, PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS, FORMAÇÃO MORAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10998_15082019120802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ VIEIRA BROCHADO" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizvieirabro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASILIA- UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62783 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1979 "inscrito_id" => 10998 "titulo" => "UM ESTUDO INICIAL SOBRE PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO REGULAR" "resumo" => "NO CONTEXTO ESCOLAR ENCONTRAMOS INÚMERAS DEMANDAS QUE SURGEM A TODO O MOMENTO A PARTIR DO TRABALHO DOCENTE QUE SE DESENVOLVE NESTE ESPAÇO. PARA TANTO, CABE AO PROFESSOR CONSTANTEMENTE REINVENTAR SUA PRÁTICA; À ESCOLA CABE A REINVENÇÃO DO SEU PROJETO PEDAGÓGICO PARA DAR VAZÃO A TAIS DEMANDAS. NESTE CONTEXTO, NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS TORNAM-SE COLABORATIVAS, POIS NEM SEMPRE É POSSÍVEL ATENDER A TODAS ESPECIFICIDADES. ASSIM, NESTE ESTUDO EM ANDAMENTO, PROPOMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR OS CONTEXTOS CURRICULARES DE ENSINO REGULAR DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – SEEDF E DE UMA ESCOLA ALTERNATIVA SITUADA EM BRASÍLIA; COMO OBJETIVO ESPECÍFICO: DESTACAR AS DIFERENÇAS, SEMELHANÇAS E O IMPACTO DE DIFERENTES ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO MORAL DOS ALUNOS. O REFERENCIAL TEÓRICO PAUTOU-SE EM AUTORES, COMO FREIRE (2003), SILVA (2007), DENTRE OUTROS. APÓS ESSA ANÁLISE, PARTIMOS PARA A PESQUISA MAIS APROFUNDADA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO REGULAR DO DF QUE ESTÃO ADOTANDO PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO E SEUS RESULTADOS. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E DE CAMPO (GIL, 2002). O INTERESSE EM DISCUTIR ESSE TEMA SURGIU DA CURIOSIDADE DE COMPREENDER QUAL O IMPACTO DA METODOLOGIA NA FORMAÇÃO MORAL DO SUJEITO. OS RESULTADOS INICIAIS MOSTRARAM QUE A PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA O ENSINO REGULAR, NO SENTIDO DA FORMAÇÃO MORAL DO ALUNO E DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO REGULAR, PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS, FORMAÇÃO MORAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10998_15082019120802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ VIEIRA BROCHADO" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizvieirabro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASILIA- UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }