NO CONTEXTO ESCOLAR ENCONTRAMOS INÚMERAS DEMANDAS QUE SURGEM A TODO O MOMENTO A PARTIR DO TRABALHO DOCENTE QUE SE DESENVOLVE NESTE ESPAÇO. PARA TANTO, CABE AO PROFESSOR CONSTANTEMENTE REINVENTAR SUA PRÁTICA; À ESCOLA CABE A REINVENÇÃO DO SEU PROJETO PEDAGÓGICO PARA DAR VAZÃO A TAIS DEMANDAS. NESTE CONTEXTO, NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS TORNAM-SE COLABORATIVAS, POIS NEM SEMPRE É POSSÍVEL ATENDER A TODAS ESPECIFICIDADES. ASSIM, NESTE ESTUDO EM ANDAMENTO, PROPOMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR OS CONTEXTOS CURRICULARES DE ENSINO REGULAR DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – SEEDF E DE UMA ESCOLA ALTERNATIVA SITUADA EM BRASÍLIA; COMO OBJETIVO ESPECÍFICO: DESTACAR AS DIFERENÇAS, SEMELHANÇAS E O IMPACTO DE DIFERENTES ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO MORAL DOS ALUNOS. O REFERENCIAL TEÓRICO PAUTOU-SE EM AUTORES, COMO FREIRE (2003), SILVA (2007), DENTRE OUTROS. APÓS ESSA ANÁLISE, PARTIMOS PARA A PESQUISA MAIS APROFUNDADA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO REGULAR DO DF QUE ESTÃO ADOTANDO PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO E SEUS RESULTADOS. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E DE CAMPO (GIL, 2002). O INTERESSE EM DISCUTIR ESSE TEMA SURGIU DA CURIOSIDADE DE COMPREENDER QUAL O IMPACTO DA METODOLOGIA NA FORMAÇÃO MORAL DO SUJEITO. OS RESULTADOS INICIAIS MOSTRARAM QUE A PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA O ENSINO REGULAR, NO SENTIDO DA FORMAÇÃO MORAL DO ALUNO E DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPADORA.