O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE ESTUDOS E REFLEXÕES DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO E SE PROPÔS A ANALISAR OS PROCESSOS DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, ESSENCIALMENTE O PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2003 E 2012, ONDE A EXPANSÃO SE FAZ PELA AMPLIAÇÃO DAS OFERTAS DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO. PARA TANTO PROCEDEU-SE INICIALMENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SEGUIDO DE PESQUISA DOCUMENTAL: ANALISOU-SE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE/2001), O PROGRAMA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA (2003) E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE/2007). NO EIXO DO PDE QUE TRATA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESTACAM-SE: OS PROGRAMAS DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI), EM 2007, ESTE ÚLTIMO SUBSIDIADO PELO PLANO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES), NO MESMO ANO, E, PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), EM 2010. OS NÚMEROS APRESENTADOS DEMONSTRAM QUE HOUVE CRESCIMENTO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO POR MEIO DE PROGRAMAS COMO EXPANDIR, REUNI, PROUNI, FIES, UAB, QUE POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DAS OFERTAS DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AUMENTO NO NÚMERO TOTAL DE MATRÍCULAS. FOI POSSÍVEL AVERIGUAR QUE A EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA É UM DOS COMPONENTES QUE CONSUBSTANCIAM A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, E DEVE VIR ACOMPANHADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PROMOVAM O ACESSO, A INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS PROVENIENTES DE TODAS AS CAMADAS SOCIAIS NAS UNIVERSIDADES.