O PRESENTE ARTIGO VEM FAZER UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA FÍSICA, DESDE OS ATOMISTAS GREGOS A FÍSICA DO SÉCULO XX. PODE-SE DIZER QUE ESSA ABORDAGEM CONCORRE PARA UMA COMPREENSÃO MAIS SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DE ESTUDO. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI APRESENTAR A EVOLUÇÃO DA FÍSICA, BEM COMO SEUS GRANDES NOMES QUE PERPETUAM NA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS, NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, NA QUAL É UMA DAS MAIS EFETIVA PARA MAIORIA DOS ALUNOS, PELO FATO DE PROPICIAR UMA MAIOR APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS NECESSÁRIOS, COMO TAMBÉM EMPREENDE-SE MAIS SIGNIFICADO PARA OS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA QUE POSSA ACOMPANHAR A DISCIPLINA DURANTE O CURSO DO ENSINO MÉDIO. ADIANTE, COM A INTENÇÃO DE ENTENDER O QUANTO AS PESQUISAS ACERCA DA INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO TÊM CONDUZIDO A PROPOSTAS DE ENSINO A SEREM EFETIVADAS EM SALA DE AULA, FOI ANALISADA A PRODUÇÃO ACADÊMICA PERTINENTE, PUBLICADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS. A ANÁLISE CONSIDEROU OS SEGUINTES ASPECTOS: METODOLOGIA PROPOSTA, REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO E CONTEÚDOS SUGERIDOS. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EM SUA MAIORIA AS PROPOSTAS UTILIZAM-SE DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO.