ESTE ARTIGO ABORDA SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O REPENSAR A PRÁTICA DOCENTE. OU SEJA, ESTE TRABALHO EXPÕE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL AO DESENVOLVER UM PROJETO DIDÁTICO INTITULADO PEQUENOS PASSOS E GRANDES LAÇOS. ATUANTE EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SALVADOR, TAL PROFESSORA CONDUZIU SUA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE ATRAVÉS DESTE PROJETO IDEALIZADO E CONSTRUÍDO POR ELA MESMA, E EM PARCERIA COM OUTRA DOCENTE. ESTE PROJETO PROVOCOU A PROFESSORA AUTORA A REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL BEM COMO SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA. A PARTIR DESTAS REFLEXÕES, SE CONDUZIU UMA PESQUISA DE REVISÃO LITERÁRIA A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES COMO ANTONI ZABALA, CÉSAR COLL E OUTROS. COM ISSO, A PRÁTICA EDUCATIVA SE TRANSFORMOU EM OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DOCENTE CUJO OBJETIVO CONSISTIU EM CONHECER A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA. PARA TANTO, A PROFESSORA PESQUISADORA UTILIZOU DIVERSOS REGISTROS AVALIATIVOS, PLANEJAMENTOS E OUTROS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS COMO SUBSÍDIOS DE ANÁLISE. ASSIM, O PRINCIPAL RESULTADO DA PESQUISA NA DOCÊNCIA É POSSÍVEL SER VISTO ATRAVÉS DOS APRENDIZADOS DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA. ESTES REPRESENTAM, PORTANTO, AS COMPREENSÕES ACERCA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E OS SABERES CONSTRUÍDOS AO REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA DIANTE DA RELAÇÃO ENTRE AMBAS AS AÇÕES QUE COMPÕEM O TRABALHO DOCENTE.