O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (SD). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ESCOLAS DA ÁREA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA /PE. ADOTOU-SE NESSA INVESTIGAÇÃO A PESQUISA-AÇÃO, DE MÉTODO INDUTIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. USOU-SE COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM SALA, ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DO 1º ANO AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PESQUISADAS. DEU-SE ORIENTAÇÃO PARA UMA REORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA. SELECIONOU-SE E ORGANIZOU-SE UM CADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DESSES ALUNOS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA COM APOIO DOS PROFESSORES DAS TURMAS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE: CRIAÇÃO DE POLÍTICAS MUNICIPAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA PARA PROFESSORES DA TURMA REGULAR, QUE OS MOTIVE A DIRECIONAR UM OLHAR HUMANO E EMPÁTICO NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE MUDE OS PARADIGMAS DE INCAPACIDADE ATRIBUÍDOS A PESSOA COM SD, ADEQUAÇÃO CURRICULAR CAMINHO ALTERNATIVO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. DIANTE DAS ANÁLISES, PERCEBEU-SE QUE É PRECISO MATERIALIZAR AS LEIS DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR PARA INCLUIR ESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, A SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE TODOS AGENTES MEDIADORES DA APRENDIZAGEM PARA INCLUSÃO, SÃO UNS DOS PONTOS CHAVE DO RESULTADO DESSA PESQUISA.