Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN: OLHAR O ALUNO ALÉM DAS APARÊNCIAS

Palavra-chaves: PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN, OLHAR ALÉM DAS APARÊNCIAS, FAMÍLIA, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58545 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 712 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN: OLHAR O ALUNO ALÉM DAS APARÊNCIAS" "resumo" => "O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (SD). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ESCOLAS DA ÁREA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA /PE. ADOTOU-SE NESSA INVESTIGAÇÃO A PESQUISA-AÇÃO, DE MÉTODO INDUTIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. USOU-SE COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM SALA, ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DO 1º ANO AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PESQUISADAS. DEU-SE ORIENTAÇÃO PARA UMA REORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA. SELECIONOU-SE E ORGANIZOU-SE UM CADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DESSES ALUNOS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA COM APOIO DOS PROFESSORES DAS TURMAS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE: CRIAÇÃO DE POLÍTICAS MUNICIPAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA PARA PROFESSORES DA TURMA REGULAR, QUE OS MOTIVE A DIRECIONAR UM OLHAR HUMANO E EMPÁTICO NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE MUDE OS PARADIGMAS DE INCAPACIDADE ATRIBUÍDOS A PESSOA COM SD, ADEQUAÇÃO CURRICULAR CAMINHO ALTERNATIVO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. DIANTE DAS ANÁLISES, PERCEBEU-SE QUE É PRECISO MATERIALIZAR AS LEIS DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR PARA INCLUIR ESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, A SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE TODOS AGENTES MEDIADORES DA APRENDIZAGEM PARA INCLUSÃO, SÃO UNS DOS PONTOS CHAVE DO RESULTADO DESSA PESQUISA.O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (SD). A PESQUIS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN, OLHAR ALÉM DAS APARÊNCIAS, FAMÍLIA, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID3410_28072019161346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVAN ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIVAN ALVES" "autor_email" => "erivanalves61@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MARAVILHAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58545 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 712 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN: OLHAR O ALUNO ALÉM DAS APARÊNCIAS" "resumo" => "O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (SD). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ESCOLAS DA ÁREA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA /PE. ADOTOU-SE NESSA INVESTIGAÇÃO A PESQUISA-AÇÃO, DE MÉTODO INDUTIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. USOU-SE COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM SALA, ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DO 1º ANO AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PESQUISADAS. DEU-SE ORIENTAÇÃO PARA UMA REORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA. SELECIONOU-SE E ORGANIZOU-SE UM CADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DESSES ALUNOS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA COM APOIO DOS PROFESSORES DAS TURMAS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE: CRIAÇÃO DE POLÍTICAS MUNICIPAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA PARA PROFESSORES DA TURMA REGULAR, QUE OS MOTIVE A DIRECIONAR UM OLHAR HUMANO E EMPÁTICO NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE MUDE OS PARADIGMAS DE INCAPACIDADE ATRIBUÍDOS A PESSOA COM SD, ADEQUAÇÃO CURRICULAR CAMINHO ALTERNATIVO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. DIANTE DAS ANÁLISES, PERCEBEU-SE QUE É PRECISO MATERIALIZAR AS LEIS DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR PARA INCLUIR ESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, A SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE TODOS AGENTES MEDIADORES DA APRENDIZAGEM PARA INCLUSÃO, SÃO UNS DOS PONTOS CHAVE DO RESULTADO DESSA PESQUISA.O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (SD). A PESQUIS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN, OLHAR ALÉM DAS APARÊNCIAS, FAMÍLIA, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID3410_28072019161346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVAN ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIVAN ALVES" "autor_email" => "erivanalves61@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MARAVILHAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (SD). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ESCOLAS DA ÁREA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA /PE. ADOTOU-SE NESSA INVESTIGAÇÃO A PESQUISA-AÇÃO, DE MÉTODO INDUTIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. USOU-SE COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM SALA, ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DO 1º ANO AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PESQUISADAS. DEU-SE ORIENTAÇÃO PARA UMA REORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA. SELECIONOU-SE E ORGANIZOU-SE UM CADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DESSES ALUNOS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA COM APOIO DOS PROFESSORES DAS TURMAS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE: CRIAÇÃO DE POLÍTICAS MUNICIPAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA PARA PROFESSORES DA TURMA REGULAR, QUE OS MOTIVE A DIRECIONAR UM OLHAR HUMANO E EMPÁTICO NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE MUDE OS PARADIGMAS DE INCAPACIDADE ATRIBUÍDOS A PESSOA COM SD, ADEQUAÇÃO CURRICULAR CAMINHO ALTERNATIVO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. DIANTE DAS ANÁLISES, PERCEBEU-SE QUE É PRECISO MATERIALIZAR AS LEIS DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR PARA INCLUIR ESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, A SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE TODOS AGENTES MEDIADORES DA APRENDIZAGEM PARA INCLUSÃO, SÃO UNS DOS PONTOS CHAVE DO RESULTADO DESSA PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.