A LEITURA E A ESCRITA SÃO HABILIDADES EXIGIDAS EM UMA SOCIEDADE LETRADA COMO A NOSSA. DENTRE OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA LEITURA, DESTACAMOS QUE ELA ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO. NESSE SENTIDO O OBJETIVO DESTE PROJETO É INCENTIVAR OS ALUNOS À LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS, A FIM DE QUE OS MESMOS ADQUIRAM O GOSTO E O HÁBITO PELA LEITURA DOS CLÁSSICOS. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO POR UM GRUPO DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS CAMPO MAIOR, CUJA METODOLOGIA UTILIZADA FORAM AS RODAS DE CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE OS LIVROS QUE ESCOLHERAM PREVIAMENTE, MOMENTO EM QUE SERVIDORES E ALUNOS SE REUNIAM PARA LER E COMENTAR AS LEITURAS FEITAS, SOB A COORDENAÇÃO DE UM MEDIADOR. O PROJETO FOI FUNDAMENTADO EM AUTORES COMO: FREIRE (1982), ANTUNES (2003), KAERCHER (2010). OBSERVAMOS QUE DURANTE AS RODAS DE CONVERSA SOBRE OS LIVROS OS ALUNOS MANIFESTARAM SUA COMPREENSÃO E SUAS IMPRESSÕES SOBRE O TEXTO, O QUE POSSIBILITOU, ESPECIALMENTE ÀQUELES MAIS TÍMIDOS, UMA MELHORA NA CAPACIDADE DE SE EXPRESSAR E FALAR DOS SENTIMENTOS. ALÉM DISSO, O PROJETO POSSIBILITOU AOS NOSSOS ALUNOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO COM OS COLEGAS, APREÇO AO LIVRO E À LEITURA, A CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SE ADQUIRIR O HÁBITO DE LER E A PERCEPÇÃO DE QUE A LEITURA É O INSTRUMENTO CHAVE PARA ALCANÇAR AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS A UMA VIDA DE QUALIDADE, PRODUTIVA E COM REALIZAÇÃO.