A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TRATA-SE DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE PERMITEM A UM INDIVÍDUO BUSCAR, AVALIAR E USAR INFORMAÇÃO DE MANEIRA COMPETENTE, INDEPENDENTE E RESPONSÁVEL. TEM COMO OBJETIVO GERAL APLICAR O MODELO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DA ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (2000) A ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), CAMPUS CEDRO, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE ACESSAR, AVALIAR E USAR INFORMAÇÃO DOS ALUNOS ESTUDADOS E B) COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, QUE UTILIZOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. O QUESTIONÁRIO TEM UM TOTAL DE 24 QUESTÕES, SENDO TAIS QUESTÕES DIVIDIDAS EM 6 CATEGORIAS: 1 – IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO, 2 – ACESSAR A INFORMAÇÃO, 3 – AVALIAR A INFORMAÇÃO, 4 – USAR A INFORMAÇÃO, 5 – COMPREENDER AS QUESTÕES ÉTICAS, LEGAIS E SOCIAIS QUE CERCAM O USO DA INFORMAÇÃO E 6 – COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, TRABALHO E EDUCAÇÃO. CONCLUI QUE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DEVE SER MAIS TRABALHADA COM OS ALUNOS PERTENCENTES À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E NO CASO DAQUELES LIGADOS AOS INSTITUTOS FEDERAIS, UMA VEZ QUE AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS PRODUZIDAS PELA INFORMAÇÃO NO TRABALHO E NA EDUCAÇÃO REQUEREM DOS INDIVÍDUOS COMPETÊNCIAS PARA SABER ACESSAR, AVALIAR E USÁ-LAS DE MANEIRA CORRETA E PARA FACILITAR NOSSOS TRABALHOS SEJAM ELES ACADÊMICOS, PESSOAIS, PROFISSIONAIS, DENTRE OUTROS.