O OBJETIVO DESTE ARTIGO É FAVORECER A DISCUSSÃO ACERCA DA EXPLORAÇÃO DO DESENHO, ENQUANTO LINGUAGEM UTILIZADA POR CRIANÇAS, EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO, REALIZADO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES A EXPLORAÇÃO DESSA LINGUAGEM, E DE DESENHOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS, EM MEIO À CONDUÇÃO DESSAS MENCIONADAS PRÁTICAS. O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO FOI UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, QUE ATENDE, ESPECIFICAMENTE, ESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CRIANÇAS DE UMA TURMA DA PRÉ-ESCOLA, DENOMINADA DE PRÉ I, NA FAIXA ETÁRIA DE 04 A 05 ANOS, E A PROFESSORA DESTA TURMA, FORAM OS SUJEITOS DA NOSSA INVESTIGAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA DURANTE 30 DIAS (EM OUTUBRO/2018) UMA VEZ POR SEMANA. ALÉM DOS DESENHOS DAS PRÓPRIAS CRIANÇAS, REGISTROS ESCRITOS FORAM CONSIDERADOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. ADEMAIS, BUSCAMOS RESPALDO EM ESTUDOS REALIZADOS POR PIAGET (1948) LUQUET (1969), LOWENFELD (1977), BÉDARD (2010), DENTRE OUTROS. OS DADOS REVELAM A DESCOBERTA DA RELAÇÃO ENTRE DESENHO, PENSAMENTO E REALIDADE. AINDA, PUDEMOS PERCEBER, NA AÇÃO PEDAGÓGICA DA PROFESSORA, A VIVÊNCIA DA “PEDAGOGIA RENOVADA” - TENDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE VISA À VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA, SUA INICIATIVA E LIBERDADE. CONCLUÍMOS QUE, OS CONTEXTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OBSERVADOS FAVORECEM A EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM DO DESENHO, CONSIDERA AS ETAPAS SUCESSIVAS DO DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA, E RESPEITA SUAS CAPACIDADES E APTIDÕES INDIVIDUAIS.