O PROCESSO DE AVALIAR NÃO É TÃO SIMPLES COMO PARECE. CARECE, PORTANTO, DE ADEQUAÇÕES AO LONGO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, HAJA VISTA A DIVERSIDADE DE SUJEITOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ELES CONFORME O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS, BEM COMO OUTROS FATORES QUE PODEM INTERFERIR NESSA PASSAGEM, A SABER: FATORES ECONÔMICOS, FAMILIARES, DENTRE OUTROS. O PRESENTE ESTUDO TRAZ COMO QUESTÃO PROBLEMA: QUAIS PERCEPÇÕES OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÊM EM RELAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? OBJETIVOU-SE DE MANEIRA GERAL INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM RELAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES EM RELAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA APRESENTAM SUPERFICIALIDADE EM TERMOS DE CONHECIMENTO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, APONTANDO QUE TÊM DIFICULDADES REAIS EM EFETIVAR A PRÁTICA AVALIATIVA NO SEU COTIDIANO E SÃO RECONHECEDORES QUE NECESSITAM DE FORMAÇÃO QUE VENHA ATENDER A ESSA NECESSIDADE FORMATIVA.