O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VEM TORNANDO-SE UMA PRÁTICA CORRIQUEIRA. ENTRETANTO, A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA DEVE SER PERMEADA POR FINALIDADES QUE VISEM ACRESCER NO DESEMPENHO EDUCACIONAL E NÃO COMO UM PASSA TEMPO. NESSA PERSPECTIVA, OBJETIVAMOS A EXIBIÇÃO E ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS FRENTE AO CONCEITO DE RESILIÊNCIA BEM COMO DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO NOS ALUNOS, ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A RESILIÊNCIA NAS CENAS EXIBIDAS DO FILME; REALIZAR ATIVIDADES PARA CONSTATAR SE O CONCEITO DE RESILIÊNCIA E O PERÍODO HISTÓRICO RETRATADOS NAS CENAS FORAM COMPREENDIDOS. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZAMOS OS SEGUINTES AUTORES: FERRO (1992); MORETTIN (2011); ASSIS (2008); ANGST (2009). PARA TANTO FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER QUALITATIVA, NO QUAL FOI APLICADO UM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 10 E 16 ANOS. FRENTE AOS DADOS OBJETIVOS, AVERIGUAMOS QUE OS FILMES SE CONFIGURAM COMO EXCELENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS, IMERSOS DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, SUA UTILIZAÇÃO FOMENTA DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NA COMPREENSÃO E NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, DESENVOLVE O PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNADO ALÉM DE TORNAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSO.