O PRESENTE TRABALHO TRAZ REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, EM AULAS DE MATEMÁTICA, COM O PROPÓSITO RESSIGNIFICAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO DO ESTUDO É DISCUTIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA; O LOCAL DO ESTUDO FOI UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO GONÇALVES, NO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM QUATRO DOCENTES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA REFERIDA INSTITUIÇÃO. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS UTILIZADOS FORAM O QUESTIONÁRIO, A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A OBSERVAÇÃO. OS DADOS APONTAM QUE ATIVIDADES LÚDICAS PODEM SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA DINAMIZAR OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, AJUDANDO-OS A SUPERAR EVENTUAIS OBSTÁCULOS AO TENTAR COMPREENDER DETERMINADOS ASSUNTOS DA ÁREA. POR OUTRO LADO, TAMBÉM REVELAM QUE É INDISPENSÁVEL QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA, ALÉM DE MOTIVAR E INCENTIVAR OS ALUNOS, ORIENTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE FORMA SISTEMATIZADA DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS DISCENTES, ATENTANDO PARA OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PREVISTOS NO CURRÍCULO ESCOLAR.