ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ANALISAR O TIPO DE AVALIAÇÃO EXERCIDA PELOS PROFESSORES BACHARÉIS DO CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) NO CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA). A PESQUISA É QUALITATIVA, PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM ESTUDO DE CASO, QUE TEVE COMO INSTRUMENTO A ENTREVISTA. FORAM ENTREVISTADOS TRÊS PROFESSORES EFETIVOS QUE ATENDAM AS CARACTERÍSTICAS SUPRACITADAS, CHEGANDO À CONCLUSÃO DE QUE TODOS OS PROFESSORES EXERCIAM UMA ATIVIDADE AVALIATIVA FORMATIVA, POIS ACREDITAM QUE A AVALIAÇÃO DEVE FAZER PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO. PORÉM, DOS TRÊS PROFESSORES, APENAS UM APRESENTA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA DO TIPO PONTUAL, OS OUTROS DOIS APRESENTAM UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA DO TIPO CONTÍNUA. TAMBÉM FOI DISCUTIDO SE OS PROFESSORES EM ALGUM MOMENTO DE SUA CARREIRA REPRODUZIRAM PRÁTICAS QUE DECORREM DE SUAS EXPERIÊNCIAS ENQUANTO ALUNOS, E CHEGAMOS À CONCLUSÃO QUE SIM, PRINCIPALMENTE NO INÍCIO DE SUAS CARREIRAS.