TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC´S EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62699 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4809 "inscrito_id" => 13324 "titulo" => "TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC´S EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC´S EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UEB NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR -MA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, NA QUAL FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO DA ROTINA PEDAGÓGICA E QUESTIONÁRIOS DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS DIRECIONADAS AOS DOCENTES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO. PARA AMPLIAR A ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DOS RESULTADOS OBTIDOS, FUNDAMENTOU-SE A PESQUISA EM TEÓRICOS COMO MORAN (2007), KENSKI (2007), LIBÂNEO (2004), SASSAKI (1997), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA APONTARAM QUE AS DOCENTES ESTÃO CIENTES DAS POTENCIALIDADES DAS TIC´S PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, MAS AS DEFINEM COMO DESAFIOS RECORRENTES E NÃO SE SENTEM PREPARADAS O SUFICIENTE PARA ADEQUÁ-LAS AO CONTEXTO, POR FALTA DE CONHECIMENTO ORIUNDO DA AUSÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUADAS, BEM COMO DE AUTOFORMAÇÃO. CONCLUÍMOS QUE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ROTINA EDUCACIONAL DEVE TER COMO PROPÓSITO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOCENTE, PRIMANDO PELAS INTERVENÇÕES E ENCAMINHAMENTOS MAIS VIÁVEIS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID13324_26092019232158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO" "autor_nome_curto" => "LEILA FERNANDA" "autor_email" => "nandaeverton@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62699 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4809 "inscrito_id" => 13324 "titulo" => "TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC´S EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC´S EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UEB NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR -MA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, NA QUAL FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO DA ROTINA PEDAGÓGICA E QUESTIONÁRIOS DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS DIRECIONADAS AOS DOCENTES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO. PARA AMPLIAR A ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DOS RESULTADOS OBTIDOS, FUNDAMENTOU-SE A PESQUISA EM TEÓRICOS COMO MORAN (2007), KENSKI (2007), LIBÂNEO (2004), SASSAKI (1997), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA APONTARAM QUE AS DOCENTES ESTÃO CIENTES DAS POTENCIALIDADES DAS TIC´S PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, MAS AS DEFINEM COMO DESAFIOS RECORRENTES E NÃO SE SENTEM PREPARADAS O SUFICIENTE PARA ADEQUÁ-LAS AO CONTEXTO, POR FALTA DE CONHECIMENTO ORIUNDO DA AUSÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUADAS, BEM COMO DE AUTOFORMAÇÃO. CONCLUÍMOS QUE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ROTINA EDUCACIONAL DEVE TER COMO PROPÓSITO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOCENTE, PRIMANDO PELAS INTERVENÇÕES E ENCAMINHAMENTOS MAIS VIÁVEIS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID13324_26092019232158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO" "autor_nome_curto" => "LEILA FERNANDA" "autor_email" => "nandaeverton@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }