ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC´S EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UEB NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR -MA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, NA QUAL FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO DA ROTINA PEDAGÓGICA E QUESTIONÁRIOS DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS DIRECIONADAS AOS DOCENTES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO. PARA AMPLIAR A ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DOS RESULTADOS OBTIDOS, FUNDAMENTOU-SE A PESQUISA EM TEÓRICOS COMO MORAN (2007), KENSKI (2007), LIBÂNEO (2004), SASSAKI (1997), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA APONTARAM QUE AS DOCENTES ESTÃO CIENTES DAS POTENCIALIDADES DAS TIC´S PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, MAS AS DEFINEM COMO DESAFIOS RECORRENTES E NÃO SE SENTEM PREPARADAS O SUFICIENTE PARA ADEQUÁ-LAS AO CONTEXTO, POR FALTA DE CONHECIMENTO ORIUNDO DA AUSÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUADAS, BEM COMO DE AUTOFORMAÇÃO. CONCLUÍMOS QUE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ROTINA EDUCACIONAL DEVE TER COMO PROPÓSITO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOCENTE, PRIMANDO PELAS INTERVENÇÕES E ENCAMINHAMENTOS MAIS VIÁVEIS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.