O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, SOBRE FILOSOFIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO, TRATA-SE DE UM PROJETO CUJA PROPOSTA É REALIZAR UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE O FILOSOFO CHARLES SANDERS PEIRCE (1839-1914), CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DO MOVIMENTO PRAGMATISTA, CORRENTE FILOSÓFICA ESTADUNIDENSE CRIADA EM FINAIS DO SÉCULO XIX E COMEÇO DO SÉCULO XX. A METODOLOGIA ADOTADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJA COLETA DE DADOS FOI OBTIDA EM FONTES COMO LIVRO, DICIONÁRIOS, BIOGRAFIAS E SITES NA INTERNET. NOS RESULTADOS E DISCUSSÕES OBSERVOU-SE QUE A EDUCAÇÃO É RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SER HUMANO, E NO QUE DIZ RESPEITO A DESAFIOS E DESVELAMENTOS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE EDUCAR SEU PENSAMENTO PARA A REFLEXÃO, SOBRETUDO, COM COMPETÊNCIA PARA ENFRENTAR A REALIDADE. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS ANALISOU-SE COMO PEIRCE DEDICOU-SE A ELABORAÇÃO DE UMA TEORIA QUE NOS PERMITISSE ENTENDER O SENTIDO E SIGNIFICADO DOS CONCEITOS COM BASE NA EDUCAÇÃO LÓGICA E DA SEMIÓTICA. CONSIDERA-SE, PELO QUE JÁ FOI ESTUDADO NOS TEXTOS QUE FUNDAMENTARAM O ESTUDO, QUE O SUJEITO PRECISA APRENDER A SER CRÍTICO, A PENSAR E IMAGINAR POR SI. ASSIM, PEIRCE OFERECE EM SUA OBRA ARCABOUÇOS PARA FUNDAMENTAR A EDUCAÇÃO DO PENSAR.