A ESTATÍSTICA É UMA ÁREA IMPORTANTE NA MATEMÁTICA, POIS, HÁ VARIAS APLICAÇÕES EM TORNO DO COTIDIANO DO CIDADÃO QUE PODEM SER EXPRESSAS E ANALISADAS ESTATISTICAMENTE. OS FATOS DIÁRIOS QUE OCORREM NA SOCIEDADE AVANÇAM CADA VEZ MAIS E QUESTÕES AMBIENTAIS, COMO A CRISE HÍDRICA, SÃO FATOS PREOCUPANTES. O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO É ANALISAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS CONCEITOS ESTATÍSTICOS PRESENTES NA SE, PARA OS ALUNOS DE UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM RELAÇÃO AO USO CONSCIENTE DA ÁGUA. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA. SEU DESENVOLVIMENTO FOI PAUTADO NA VIVÊNCIA DE UMA ADAPTAÇÃO DA SE INTITULADA “PLANETA ÁGUA”. O TRABALHO FOI APLICADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PETROLINA – PE, COM O TOTAL DE 19 ALUNOS DA TURMA. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E DOS CÁLCULOS ESTATÍSTICOS, OS ALUNOS ESTABELECERAM UM COMPARATIVO DO CONSUMO MÊS A MÊS DE SUAS CASAS E AINDA COMPARARAM AOS CONSUMOS DOS OUTROS COLEGAS. PERCEBEU-SE QUE ESTE MOMENTO PROPICIOU INDAGAÇÕES CRÍTICAS EM RELAÇÃO AO CONSUMO EXCESSIVO DA ÁGUA. A VIVÊNCIA DESTA SE, POSSIBILITOU TAMBÉM UMA REFLEXÃO DOS ALUNOS, NO SENTIDO DE APRESENTAR POSSÍVEIS MEDIDAS QUE POSSAM SER ADOTADAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA. ASSIM, CONCLUIU-SE QUE ESTA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE A ESTATÍSTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POSSIBILITOU UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NOS ALUNOS.