Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RECONFIGURAÇÕES DO PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCATIVAS

Palavra-chaves: POLÍTICA EDUCATIVA, ESTADO, CAPITALISMO, ORGANISMOS INTERNACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      NESTE TEXTO, MOBILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO, PREFERENCIALMENTE, O CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS E DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. A CENTRALIDADE DADA À DISCUSSÃO EM TORNO DO ESTADO, AS MUTAÇÕES NA SUA NATUREZA E NO SEU PAPEL, SE JUSTIFICA PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO SEU LUGAR NO QUADRO DA RECONFIGURAÇÃO DO CAPITALISMO E DOS VÁRIOS FATORES E AGENTES QUE INFLUENCIAM A DEFINIÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS. PARA SE OBTER UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM O FENÔMENO PESQUISADO RECORREMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TAL MÉTODO SE JUSTIFICA NA CRENÇA DE QUE QUALQUER ESPÉCIE DE PESQUISA, EM QUALQUER ÁREA, SUPÕE E EXIGE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PRÉVIA, QUE PARA O LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE DO TEMA, QUER PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU AINDA PARA JUSTIFICAR SEUS OS LIMITES E SUAS CONTRIBUIÇÕES. COMO RESULTADO, PODEMOS APONTAR QUE AS RECONFIGURAÇÕES DO PAPEL DO ESTADO IMPLICAM DE FORMA DIRETA NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS, ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA QUE OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE NO TOPO DAS ATENÇÕES GOVERNAMENTAIS, HAJA VISTA, CONSTITUIR EM UM DOS MECANISMOS DO ESTADO PARA REGULAR OS CURRÍCULOS ESCOLARES E FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA EDUCATIVO.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO NESTE TEXTO, MOBILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO, PREFERENCIALMENTE, O CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS E DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. A CENTRALIDADE DADA À DISCUSSÃO EM TORNO DO ESTADO, AS MUTAÇÕES NA SUA NATUREZA E NO SEU PAPEL, SE JUSTIFICA PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO SEU LUGAR NO QUADRO DA RECONFIGURAÇÃO DO CAPITALISMO E DOS VÁRIOS FATORES E AGENTES QUE INFLUENCIAM A DEFINIÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS. PARA SE OBTER UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM O FENÔMENO PESQUISADO RECORREMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TAL MÉTODO SE JUSTIFICA NA CRENÇA DE QUE QUALQUER ESPÉCIE DE PESQUISA, EM QUALQUER ÁREA, SUPÕE E EXIGE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PRÉVIA, QUE PARA O LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE DO TEMA, QUER PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU AINDA PARA JUSTIFICAR SEUS OS LIMITES E SUAS CONTRIBUIÇÕES. COMO RESULTADO, PODEMOS APONTAR QUE AS RECONFIGURAÇÕES DO PAPEL DO ESTADO IMPLICAM DE FORMA DIRETA NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS, ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA QUE OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE NO TOPO DAS ATENÇÕES GOVERNAMENTAIS, HAJA VISTA, CONSTITUIR EM UM DOS MECANISMOS DO ESTADO PARA REGULAR OS CURRÍCULOS ESCOLARES E FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA EDUCATIVO.

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