O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB, EM SUA ÚLTIMA COLETA, EVIDENCIOU A PRECARIEDADE DA EDUCAÇÃO NA BAHIA E, NO TII, ESTÁ MUITO ABAIXO DA MÉDIA ESPERADA. DENTRE OUTROS FATORES, É POSSÍVEL ATRIBUIR A AUSÊNCIA OU MÁ FORMAÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS, NO ENTANTO, NESTE CENÁRIO SURGE O CETEP/IRECÊ, QUE APRESENTOU ÍNDICES EDUCACIONAIS ACIMA DA MÉDIA NA SAEB, NO PERÍODO DE 2014 À 2019. DIANTE DESTE CONTEXTO REFLETIMOS E BUSCAMOS RESPONDER: QUAIS ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR FORAM IMPLEMENTADOS NO CETEP/IRECÊ, PARA QUE SE TORNASSE UMA REFERÊNCIA NO TII? E EM QUE MEDIDA ESSAS ESTRATÉGIAS E PROCESSOS CONTRIBUÍRAM PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM? PARA RESPONDERMOS ESSA QUESTÃO UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO MÉTODO CONFIGURA-SE COMO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, A PARTIR DO ESTUDO DE CASO E, CONSIDERANDO A NATUREZA DO OBJETO, O DEFINIMOS COMO TEÓRICO-EMPÍRICO. ESTE TRABALHO TEM, COMO LÓCUS DE PESQUISA, O CETEP/IRECÊ E COMO PARTICIPANTES DO ESTUDO OS MEMBROS DA GESTÃO DO PERÍODO DE 2015 A 2019. ESTA PESQUISA ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO, PORTANTO, SEUS RESULTADOS SÃO AINDA PARCIAIS. PRETENDE-SE COM ESTE ESTUDO RESPONDER AOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS, ALÉM DE IMPLEMENTAR O OBSERVATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ: OBEP-TII, QUE SE ENCONTRA REGISTRADO NO SIP / UNEB E QUE TEM POR OBJETIVO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO ENTRE GESTORES EDUCACIONAIS DO TII, DESENVOLVER ESTUDOS E PROPOR INTERVENÇÕES NO ÂMBITO DA GESTÃO PÚBLICA EDUCACIONAL.