A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL, NECESSITA SE ORGANIZAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA RACIONALIDADE COMUNICATIVA QUE POSSA FAZER UM CONTRAPONTO À RACIONALIDADE INSTRUMENTAL DOMINANTE EM NOSSAS SOCIEDADES E NA EDUCAÇÃO. O AGIR COMUNICATIVO, A RACIONALIDADE NA AÇÃO, NA PRÁTICA, SE FUNDAMENTA NA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA ENQUANTO HABILIDADE DISCURSIVA, PARTICULARMENTE IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES. NESTE PROCESSO DISCURSIVO, O ESTUDANTE TEM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS CONTEMPLANDO ASPECTOS COGNITIVOS, SOCIAIS, EMOCIONAIS, AFETIVOS, FÍSICOS E CULTURAIS. PENSAR NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ESPECÍFICAS NA BUSCAR PARA A MELHORIA DO ENSINO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PESSOA. NESSE CONTEXTO, É FUNDAMENTAL INCLUIR A EDUCAÇÃO PARA AS EMOÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, POIS SÃO AS EMOÇÕES QUE IMPULSIONAM E DÃO SENTIDO À VIDA. LIDAR COM AS EMOÇÕES SIGNIFICA AGIR UNS COM OS OUTROS, COM RESPEITO, ACOLHIMENTO, PARTILHA, PERCEBENDO A IGUALDADE QUE PERMEIA AS INTERAÇÕES ENTRE OS SERES HUMANOS, NOS SEUS MUNDOS DA VIDA PARTICULARES. É CONSTRUIR ATRAVÉS DE TAIS COMPETÊNCIAS UMA RACIONALIDADE: COMUNICATIVA.